BNDES e banco japonês JBIC firmam acordo voltado às pequenas e médias empresas

0

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de Cooperação Internacional do Japão (JBIC) assinaram nesta sexta-feira, 1º, um memorando de entendimento direcionado a pequenas e médias empresas (PMEs).

O acordo objetiva identificar potenciais projetos de investimentos de PMEs japonesas no Brasil, realizados diretamente ou em parceria com empresas locais, que sejam de interesse dos dois países. Entre as áreas com potencial para as parcerias estão tecnologia e inovação, nas quais o Japão possui alto grau de desenvolvimento.

Segundo o BNDES, o investimento poderá ser efetuado mediante a concessão de financiamentos, cofinanciamentos ou empréstimos na modalidade de repasse de recursos (two step loan) e os projetos poderão ser apoiados conjuntamente por ambas as instituições, observando suas políticas operacionais. Para receber financiamentos do BNDES, as empresas deverão estar estabelecidas no país, respeitando-se a classificação de porte com base na receita operacional bruta.

Com vigência de três anos, o acordo também prevê o intercâmbio de informações sobre potenciais projetos de interesse mútuo e que sejam organizados, nos dois países, seminários e reuniões para discutir o ambiente de investimentos do Brasil, além de possíveis mecanismos de financiamento.

Parceria

O relacionamento institucional entre o BNDES e o JBIC teve início em 1962, quando foi assinado o primeiro contrato de empréstimo com o The Export-Import Bank of Japan (JEXIM), antecessor do JBIC. Desde então, as instituições financeiras já assinaram 15 contratos de empréstimo, tendo sido o último celebrado em abril, no valor de US$ 300 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.