ABN Amro anuncia contrato de ? 1,8 bilhão para terceirização de infra-estrutura e serviços

0

O ABN Amro Bank anunciou nesta quinta-feira, 1/9, que vai investir cerca de 1,8 bilhão de Euros em um contrato mundial de cinco anos para acelerar seu programa denominado GSS- Group Shared Services, que objetiva consolidar sua infra-estrutura e serviços de TI, conseguir melhor desempenho, diminuir riscos operacionais e também reduzir o número de funcionários da área.

A IBM será responsável por gerenciar todos o servidores, sistemas de armazenamento, impressoras, PDAs e desktops, além do help desk aos usuários finais através de um único ponto de atendimento. Com exceção de parte da Unidade de Negócios de Vendas a Clientes, que é atendida desde 2003 pela EDS através de um contrato de outsourcing.

Duas empresas indianas Infosys e TCS ?Tata Consulting Services ganharam a prestação de serviços de suporte, processos e parte do desenvolvimento de aplicativos, que terá a participação também da Accenture, IBM e Patni (outra empresa indiana).

Segundo comunicado do Banco, combinando outras iniciativas do programa GSS, espera economizar até 2007 cerca de 600 milhões de euros. A partir de hoje, a implementação dos acordos de desenvolvimento de aplicativos e processos deverão estar concluídos em 18 meses.

TCS

Segundo divulgou a TCS, com este contrato, a expectativa é que a empresa fature cerca de 200 milhões de Euros nos próximos cinco anos. ?Seguindo seu modelo global na área de pesquisa e desenvolvimento, com diversos Centros na América Latina e Hungria, a TCS irá gerenciar a maioria das aplicações, processos e serviços do ABN AMRO com suas operações na Holanda e Brasil. Além disso, a TCS será responsável pelo Desenvolvimento de Aplicações e Plataformas Estratégicas para o ABN, tornando-se um dos cinco principais fornecedores mundiais do Banco?, informa a empresa.

?Além do valor substancial proporcionado pelo contrato, este é o primeiro compromisso que envolverá diversos países em uma mesma operação e que permitirá à TCS explorar completamente seu modelo global de desenvolvimento?, acrescenta. Ele vaide poder contar com o maior Centro de Desenvolvimento na Índia, mais de 500 consultores irão trabalhar diretamente nos Centros de Desenvolvimento que a empresa mantém no Brasil e na Hungria ?, diz S. Ramadorai, CEO e diretor Geral da TCS.

IBM e Accenture

A IBM divulgou que sua parte no bolo equivale a 1,5 bilhão de Euros. O contrato será atendido pelos data centers espalhados em São Paulo, Amsterdam e Chicago. Ele inclui gerenciamento da parte principal dos data centers do banco, que têm plataformas da própria IBM (mainframe), servidores HP, SUN e IBM rodando Unix, servidores iSeries (antigo AS-400), storage da IBM e EMC e serviços de desenvolvimento de aplicativos.

A Accenture comunicou que o serviço de desenvolvimento de software será prestado ao Amro Bank na Europa, Estados Unidos e Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.