Estudo revela o novo mundo tecnológico dos próximos 5 anos

0

Nos próximos cinco anos, as tecnologias devem apresentar um novo salto evolutivo, trazendo novidades como a produção de energia solar em massa, a possibilidade de navegar na internet por comando de voz e realizar compras com assistentes digitais. Essas, ao menos, são previsões apontadas pelo estudo "IBM five in five".
Realizado anualmente, o estudo diz que nos próximos cinco anos será possível criar energia solar por meio de nossas calçadas, ruas, revestimentos, pinturas, telhados e janelas. Isso porque atualmente, os materiais e o processo de produção de células solares para converter energia são muito caros, mas este fato está mudando com a criação de células solares de "filme fino".
Esse novo tipo de célula, segundo a IBM, é até cem vezes mais fina do que as de wafer de silício e, com isso, podem ser produzidas a um custo mais baixo. Assim, aponta o estudo, elas são adequadas não só para o topo das construções, mas também para as laterais, incluindo janelas de vidro escurecido. Além disso, podem ser usadas em celulares, notebooks, carros e até mesmo roupas.
Outra novidade deve ser a "bola de cristal" para sua saúde. Segundo o relatório, nos próximos cinco anos os médicos serão capazes de oferecer um mapa genético detalhando quais os riscos de saúde que uma pessoa provavelmente enfrentará durante a vida e o que é preciso especificamente para evitá-los. Isso será feito com base no DNA individual e deve custar menos de US$ 200.
Desde que os cientistas descobriram como mapear todo o genoma humano, eles conseguiram identificar os segredos guardados pelos genes. Com isso, é possível prever a influência genética na nossa saúde e condições nas quais podemos estar predispostos. Os médicos podem usar essa informação para recomendar tratamentos e mudanças de estilo de vida específico, de acordo com o mapa genético de cada pessoa.
As empresas farmacêuticas também serão capazes de criar medicamentos mais eficazes, que serão direcionados a cada paciente individual. O mapeamento genético transformará radicalmente o atendimento na área da saúde nos próximos cinco anos e permitirá que as pessoas cuidem melhor de si mesmas.
Comando de voz
Para os amantes de internet, no futuro será possível navegar na web com as mãos livres, usando apenas a voz, sem a necessidade de telas e teclados. A nova tecnologia mudará a forma como as pessoas criam, constroem e interagem com websites de comércio eletrônico e de informação, usando a voz em vez de textos. Em lugares como a Índia, por exemplo, em que a fala é mais proeminente do que a escrita no ensino, "falar" com a web está superando todas as outras interfaces, até o celular já vem substituindo o PC.
Com o uso de "sites de voz", as pessoas sem acesso a um computador pessoal e à internet, ou que não podem ler ou escrever, poderão aproveitar todos os benefícios e conveniências que a web tem a oferecer. À medida que a internet se tornar mais acessível com o uso de voz, seu uso será mais abrangente. Dessa forma, será possível por meio da voz enviar um post, realizar uma busca de informação na internet e responder a e-mails e mensagens instantâneas sem precisar digitar. Ou seja, será possível navegar pela web verbalmente para encontrar o que está procurando e ter a informação lida de volta, como se essa interação fosse uma conversa com a web.
Realizar compras sem a necessidade de esperar pelos vendedores deve ser outra realidade na vida das pessoas nos próximos cinco anos, segundo o estudo da IBM. Isso será possível pela combinação de novas tecnologias e com a próxima onda de dispositivos móveis, impulsionando significativamente a experiência de compra dentro da loja.
Com isso, os provadores serão equipados com assistentes digitais de compras, que nada mais serão do que quiosques com tela sensível ao toque e ativados por voz que permitirão a escolha de roupas e acessórios para complementar ou substituir a peça que a pessoa escolheu.
Dessa forma, após a pessoa fazer sua opção, um vendedor será notificado, reunirá as compras e as trará para o consumidor. Além disso, também será possível tirar fotos de si mesmo em diferentes combinações e enviá-las por e-mail ou SMS para amigos e familiares, possibilitando que eles, mesmo não estando na loja, possam dar opiniões. Os consumidores poderão acessar classificações e comentários sobre produtos feitos por outros clientes e também conseguirão fazer o download de cupons de desconto e aplicá-los instantaneamente às suas compras.
Perder compromissos ou tarefas por causa de esquecimento também tende a ser coisa do passado. Nos próximos cinco anos se tornará muito mais fácil lembrarmos o que comprar no supermercado, quais tarefas precisam ser realizadas, com quem falaremos em uma conferência, onde e quando combinamos encontrar um amigo ou que produto vimos anunciado no aeroporto.
Isso acontecerá porque esses detalhes do dia-a-dia serão registrados, armazenados, analisados e fornecidos, no momento e local apropriados, por dispositivos inteligentes portáteis ou fixos. Para ajudar a tornar isso possível, microfones e câmeras de vídeo gravarão conversas e atividades e as informações coletadas serão armazenadas automaticamente e analisadas em um computador pessoal. A partir disso, as pessoas poderão ser lembradas sobre uma conversa que tiveram, por exemplo, com sua filha ou médico pelo telefone.
Com base nessas informações, os telefones inteligentes equipados com tecnologia de posicionamento global também poderão avisar o usuário de comprar comida ou medicamentos se elas passarem em uma loja específica, em um determinado momento. Não é difícil imaginar que TVs, controles remotos ou mesmo toalhas de mesa possam um dia se tornar mídias por meio das quais acessaremos nossas informações armazenadas digitalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.