Banco de Chile conclui implantação de CRM da Siebel

0

O Banco de Chile acaba de concluir mais uma etapa de consolidação de seus processos de negócios com a implantação de um sistema de CRM fornecido pela Siebel Systems. Depois de colocar o Siebel CRM em operação, a expectativa da instituição é ganhar vantagem competitiva no mercado financeiro sul-americano e ver sua rentabilidade ampliada.

Fundado em 1893, o Banco de Chile é uma das maiores e mais rentáveis instituições financeiras chilenas em termos de retorno de ativos e pagamento de acionistas. Em 2002, ele fundiu-se com o banco A. Edwards, tornando-se o segundo maior banco daquele país. Em junho de 2005 assumiu a liderança no setor de empréstimo, com 18,1% de market share, tornando-se o maior detentor de capital local do Chile.

A união com o Banco A. Edwards trouxe uma série de desafios tecnológicos, como sistemas incompatíveis e bases diversas de clientes. A fusão trouxe o banco especializado em varejo para o mundo corporativo, e os processos existentes eram insustentáveis para contratos e relacionamentos com grandes clientes. Para manter sua posição de liderança contra a concorrência de bancos internacionais, o Banco de Chile teve que encontrar uma solução que atendesse à demanda dos grandes clientes, e ao mesmo tempo mantivesse o nível de resposta exigido pelos clientes individuais.

?Decidimos que precisávamos de uma única plataforma bancária e reconhecemos que tínhamos que mudar o modo de negociar com os clientes. A introdução do CRM foi um elemento chave desse programa de mudança no gerenciamento. A Siebel foi escolhida, além de por sua liderança em CRM, pela escalabilidade e flexibilidade de seu software?, explica Arturo Tagle, vice-presidente da divisão de administração e planejamento do banco.

A instituição escolheu o Siebel CRM como seu sistema integrado de distribuição multicanal, base para seus sistemas de varejo e corporativos. Além disso, o Banco de Chile procurou padronizar os processos de seus call centers e integrar informações de relacionamento e de transações em uma única plataforma, acessada pelas quase 200 agências que mantém no Chile.

Com o Siebel CRM, o banco diz ter ampliado as funcionalidades de vendas, marketing e contact center, redesenhando seus processos de modo que o relacionamento com o cliente ? independente do canal de acesso ? fosse efetivamente gerenciado com consistência. O banco implementou o sistema em suas agências, call centers e operações on-line para as áreas de serviços ao cliente, vendas e marketing. Hoje, há mais de 3,5 mil usuários nas agências, além de cerca de 300 agentes de call center.

?Como resultado da adoção do Siebel Call Center, Siebel Sales e do Siebel Marketing, nós esperamos ver ampliada nossa rentabilidade, com crescimento em nossa base de clientes e com a conquista de melhores índices de retenção?, afirma Tagle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.