Guatemala e El Salvador se integram à Rede Clara

0

As redes acadêmicas Ragie, da Guatemala, e Raices, de El Salvador, foram conectadas à Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), no último dia 14. Elas compartilham um link de 10 Mbps, o qual será usado para conectar também a rede acadêmica da Nicarágua.

Até o momento são dez os países conectados ao backbone avançado latino-americano. O Brasil foi o segundo país a se conectar à rede, após o Chile. Depois se conectaram Venezuela, México, Argentina, Peru, Uruguai, Costa Rica e, agora, Guatemala e El Salvador. A rede acadêmica da América Latina também está conectada a iniciativas similares da Europa (rede Géant, Dante) e dos Estados Unidos (rede Abilene, Internet2).

A Rede Clara visa criar uma rede de alta velocidade que unirá universidades e centros de pesquisa, integrando as redes acadêmicas avançadas latino-americanas, a fim de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da região. O Brasil está representado no consórcio pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, fazendo parte do anel central da rede (que inclui Chile, Argentina, México e Panamá).

Além das nações integrantes do anel, há mais 15 países participando da iniciativa Clara: Uruguai, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Cuba, Peru, Bolívia, Equador, Honduras, Nicarágua, Guatemala, El Salvador e Costa Rica. A rede já está operacional desde setembro, com as conexões do Chile (Reuna), Brasil (RNP) e um link internacional com a Europa (Géant).

Com informações da assessoria de imprensa do MCT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.