EMC e VMware criam empresa para oferta de serviços em nuvem

0

A EMC e a VMware anunciaram planos de criar um novo negócio de serviços em nuvem, com a combinação de suas respectivas ofertas em nuvem com as Virtustream, que dará nome à nova empresa. Com isso, a Virtustream passa a ser propriedade da VMware e da EMC.

O anúncio segue na esteira da aquisição da EMC pela Dell, em uma transação avaliada em cerca de US$ 67 bilhões, divulgada em outubro do ano passado. À época, a EMC, junto com a VMware, na qual detém 80% de participação, informou que faria um spinoff (separação) da Virtustream, adquirida em maio do ano passado pela fornecedora de sistemas de armazenamento, por US$ 1,2 bilhão, a qual se tornaria uma empresa independente de propriedade conjunta.

O plano era que resultados de Virtustream fossem contabilizados nos livros da VMware. Mas ideia de atrelar os resultados da Virtustream ao da VMware não foi bem recebida pelos acionistas. Agora, com o spinoff, as empresas decidiram que os resultados financeiros da Virtustream serão consolidados nos balanços da VMware a serem divulgados neste primeiro trimestre de 2016.

As partes ainda estão finalizando os termos do acordo. A expectativa é que a Virtustream gere centenas de milhões de dólares em vendas recorrentes já neste ano, com foco na oferta serviços em nuvem corporativos. Em comunicado, a companhia diz que vai integrar os ativos de cloud da EMC Information Infrastructure, VCE, VMware e dela própria em uma oferta unificada de infraestrutura como serviço. Ou seja, a nova empresa vai integrar e ampliar os desenvolvimentos da autointitulada Federação EMC para nuvens privadas e públicas, cujos serviços serão oferecidos ao mercado diretamente e via parceiros de negócio.

Por seu lado, a VMware criará uma unidade de negócios, denominada Cloud Provider Software, voltada à oferta de soluções e software para provedores de nuvens. A nova unidade vai incorporar os ativos e o pessoal das unidades de computação em nuvem das três empresas.

"Com a Virtustream, estamos atendendo às mudanças nos padrões de compra e nos modelos de operação de TI que vemos no mercado. Nossos clientes nos dizem que estão focados na transformação a TI e em sua jornada rumo à nuvem híbrida. Agora a Federação EMC está posicionada como um provedor completo de ofertas de nuvem híbrida", afirma Joe Tucci, CEO da EMC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.