Fidelização digital não garante a retenção do cliente

0

O que faria você retornar numa loja virtual ou no portal de uma marca para consumir informação, um produto ou serviço? Essa é a angústia de todas as empresas que investem cada vez mais no relacionamento com o cliente por meio de estratégias para tornar a sua experiência encantadora.

Sim. A tecnologia contribui e avançou muito com as ferramentas de Inteligência Artificial, robotização, machine learning, deep learning, autosserviço, atendimento multicanal. Mas tudo isso nada significa se o cliente não tiver algo que o conquiste verdadeiramente, se ele não se identificar. E, pior, não é mais exclusividade da geração Y não se prender a marca. Hoje, o consumidor digital busca aquilo que o agrada onde e quando quiser consumir.

A solução? Criar um mix entre tecnologias, estratégias de marketing e educação para fidelizar de forma a entender a peculiaridade das personas, as suas dores, necessidades e desejos criando um vínculo entre o conhecimento do seu cliente interno e externo de modo que ambos alcancem a satisfação. Essa foi a conclusão entre a Smiles e Livelo, ambas empresas de fidelização por meio de milhagem, e da empresa SenseData, startup especializada no sucesso do cliente, no debate realizado no Fórum TI INSIDE de Relacionamento e Atendimento ao Cliente, sobre A Fidelização Digital como Estratégia de Retenção do Cliente, realizado nesta segunda-feira, 1º, em São Paulo.

"A verdade é que temos uma safra de novos consumidores, seja B2B ou B2B2C, que querem muita agilidade, seja no atendimento ou na resolução de um problema. O segundo ponto é a superpersonalização, onde o cliente quer a personalização e a simplicidade. As pessoas estão trocando experiência, elas querem usar coisas e indicam coisas, serviços e produtos umas às outras", aponta Mateus Pestana, co-fundador da SenseData.

Segundo ele, a TI deixou de ser o centro para a disseminação dos negócios digitais, mas a promotora da experiência do cliente. As estruturas mudaram as infraestruturas organizacionais e o perfil da sociedade. Na última eleição, lembra Pestana, o candidato que não teve participação na TV e estava nas redes sociais, ganhou as eleições no País. Há quatro anos atrás, a presença na mídia tradicional era mandatória. "Portanto, não é possível fazer coisas diferentes com ações de quatro ou cinco anos atrás".

Fidelize pela educação

A Smiles criou uma plataforma de educação e relacionamento que entrou no ar no dia 3 de dezembro, que levou três anos para ser concluída. O projeto Arena Educacional, segundo a diretora de marketing da Smiles, Loraine Ricino, é um mix de construção de conteúdo e automação. Iniciou em 2017 como um projeto de SEO, passando pela criação de um Manual Educacional – tanto para os usuários internos como também externos sobre o que são milhas e como usá-las, inserção de dicas de conteúdo de marketing direto, vídeos educativos e social, novo menu dicas no site Smiles, publieditoriais, influenciadores e blogueiros até culminar com a Arena Educacional. O objetivo foi ser a marca de informações relevantes para o seu público por meio da educação do cliente, sem medo da concorrência.

Assim, nasceu o Te Levo de Milhas, canal do YouTubo do Dicas Smiles, com um vídeo novo todas as segundas-feiras, com conteúdos sobre como viajar de milhas, como não perder milhas e o que é possível fazer com elas. A segunda temporada inicia em abril. A primeira começou com Help e Hub e a meta é ser maior que a Globo.com, enquanto canal que ensina sobre milhas. "Não deixe de ensinar clientes", recomenda. Do dia 3 de dezembro até março, foram cerca de 40 mil minutos de whatch time, com quase 10 mil views, 297 likes, 112 compartilhamentos e cerca de 500 inscritos.

"Não podemos esquecer que em qualquer negócio existem clientes e eles são pessoas. Para mim, a estratégia de relacionamento com o cliente está baseada no tripé: notoriedade, diálogo e conversão. Na notoriedade sempre podemos parecer maior do que somos e para isso preciso saber comunicar a marca. Para tanto, não gasto todo meu dinheiro em mídia online, pois o off-line também tem o seu papel".

Loraine acredita ainda que o diálogo com o cliente deve ser algo que a marca ensine sobre o que ela vende ou tipo de produto que presta. "Hoje, com a geração Y, as pessoas não são fieis às marcas e elas têm muito interesse no que é verdade e naquilo que a empresa faz de melhor", observa. Para ela, a conversão é consequência do canal certo, da comunicação correta e na evangelização do seu cliente.

Atualmente, o Dicas Smiles conta com 33 canais, entre canais digitais, imprensa, influenciadores e endomarketing, Spotify, entre outras, todas integradas. Atinge mais de 2 milhões de pessoas alcançadas através do Facebook, mais de 47 mil impressões no Twitter, mais de 120 mil impressões no Linkedin e mais de 14 mil visualizações no Instagram.

O cliente no centro do negócio

A Livelo cada vez mais tem colocado o cliente no centro de sua estratégia. Parceira das empresas aéreas, a companhia que nasce do mercado financeiro, atingiu a marca de 20 milhões de usuários.

Felipe Pontieri, diretor de tecnologia da Livelo, explica que o brasileiro tem pouca cultura no uso de milhas. "Por isso, temos oferecido infinitas possibilidades de jornadas aos nossos clientes. A forma mais tradicional de acumular pontos e quando viaja ou quando gasta dinheiro com cartão de crédito para acumular pontos. Esse mecanismo é o meio que permite avaliar o comportamento de uma determinada população, uma vez que é um termômetro de consumo. Na verdade, o ponto é um incentivo que a empresa oferece em troca de saber o comportamento de uma grande massa".

Dessa forma, vários negócios podem se beneficiar com a mecânica de incentivos. Na Livelo é possível acumular pontos de vários lugares simultaneamente não somente de bancos e companhias aéreas e há milhares de possibilidades de tratar a recompensa para todo tipo de perfil e classes sociais, desde recarga de celular até viagens na primeira classe.

Para abarcar todo esse universo de oportunidades, a Livelo conta com 9 comunidades desenvolvendo soluções para atendimento ao cliente, estratégias inovadoras e assim colaborar com a jornada do cliente.

Para o diretor de TI da Livelo, o grande desafio é a transição de interfaces, uma vez que começamos com SMS, URA, teclado do smartphone. De acordo com Pontieri, atualmente a companhia está investindo em tecnologia de linguagem natural e recentemente lançou o WhatsApp como mais um canal.

Segundo ele, para a surpresa da Livelo, o canal via chat aumentou muito os números, com 25% de crescimento real no call center. O sucesso da iniciativa é tão grande que o problema que chega no atendente agora é mais complexo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.