Oi faz acordo para adotar cloud privada da Oracle

0

A Oi anunciou acordo com a Oracle para implementar tecnologia de nuvem em seus datacenters. A iniciativa vai promover a transformação e a modernização dos sistemas de TI da operadora, com a atualização e consolidação de centenas de bancos de dados em uma cloud privada. Com a parceria, a Oi pretende reduzir significativamente custos operacionais de infraestrutura, energia e espaço físico e ampliar investimentos em outros pontos estratégicos da cadeia de operação dos seus serviços de telecomunicações. É a primeira vez que a Oracle adota este modelo de parceria no mundo.

O acordo é mais um avanço na estratégia de transformação operacional da companhia, que vem realizando parcerias com grandes fornecedores globais para modernizar sua operação e acelerar o processo de digitalização da empresa. Este ano, a Oi já havia anunciado contratos com fornecedores estratégicos para expansão da rede de fibra óptica residencial e do serviço 4,5G. "Estamos realizando mais um grande movimento estruturante, desta vez com foco na modernização da nossa TI, que é uma área essencial em negócios que requerem constante atualização tecnológica, como é o nosso caso", afirma Eurico Teles, presidente da Oi.

A Oi está presente em todo o território brasileiro, com um amplo portfólio de serviços de telecomunicações e quase 60 milhões de clientes de variados perfis de consumo, tanto no varejo quanto no mercado corporativo. Para garantir esse atendimento, a operadora dispõe de uma estrutura de TI das mais complexas do Brasil, que mantém centenas de sistemas em operação 24 horas por dia, sete dias por semana. A otimização e a simplificação dessa operação é um grande desafio para a companhia se diferenciar num mercado extremamente competitivo e em constante evolução tecnológica. Ao trazer a tecnologia da nuvem da Oracle para dentro dos datacenters da Oi, a parceria vai otimizar e simplificar a gestão de petabytes de dados e bilhões de transações processadas por dia nos sistemas da Oi, além de permitir a escalabilidade dos sistemas conforme a demanda do negócio.

A tecnologia de nuvem da Oracle, que é referência no mundo, automatiza a operação do que até então estava distribuído em centenas de servidores da Oi, ao mesmo tempo em que otimiza e aplica as últimas inovações em segurança. A migração dos sistemas da Oi para a nuvem da Oracle é uma das maiores já realizadas na América Latina e está prevista para ser concluída em até cinco anos.

"Com a parceria, a Oracle reforça ainda mais a importância da relação com a Oi apoiando constantemente a empresa rumo à transformação digital. A iniciativa conjunta concretiza a missão da Oracle de transformar o mundo por meio da inovação, além de levar serviços inovadores para os clientes da operadora", completa Rodrigo Galvão, presidente da Oracle do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.