Nokia abre 11 processos contra HTC, RIM e Viewsonic

0

A Nokia abriu 11 processos por quebra de 45 patentes contra empresas de tecnologia e telecomunicações. O anúncio, feito nesta quarta-feira, 2, inclui uma ação contra a fabricante taiwanesa de smartphones HTC, aberta na Câmara de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês), uma outra contra a HTC e a  fabricante de telas para dispositivos móveis Viewsonic, impetrada na Corte Distrital de Delaware, um processo contra a HTC e a Research in Motion (RIM), movido na Corte Regional de Dusseldorf, na Alemanha, além de uma ação contra as três companhias citadas, nas Cortes Regionais de Mannheim e Munique.

destaca alguma delas: a ação na Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) contra a HTC; outra na Corte Federal do Distrito de Delaware, nos Estados Unidos, contra a HTC e a Viewsonic, fabricante de telas para dispositivos móveis; o processo aberto na Corte Regional de Dusseldorf, na Alemanha, contra a HTC e a Research in Motion (RIM); e um quarto litígio, contra as três companhias já citadas, nas Cortes Regionais de Munique e Mannheim.

As tecnologias envolvidas no processo referem-se a  antenas de dupla função em celulares, sistema de economia de energia em rádios multimodais até funções de software, como lojas de aplicativos, operações simultâneas, navegação, exibição de mensagens instantâneas, e-mail e dados criptografados em dispositivos móveis. O comunicado da fabricante finlandesa não deixa claro se as patentes dizem respeito ao sistema operacional para smartphones simples, o Symbian, ou ao Windows Phone, da Microsoft, presente em seus aparelhos top de linha.

"Já licenciamos patentes essenciais para a indústria a mais de 40 empresas. Embora prefiramos evitar a disputa, a Nokia precisou abrir essas ações para acabar com o uso não autorizado de nossas inovações e tecnologias", justificou a diretora de questões legais da Nokia, Louise Pentland. "Muitas delas são fundamentais para nossos produtos", concluiu a executiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.