Projetos de big data já são realidade para 41% das grandes empresas, aponta estudo

0

Considerado pelo Gartner como uma das 11 tendências de TI que transformarão os negócios a partir deste ano, o big data já é uma realidade estratégica que contribui com o crescimento dos negócios de muitas empresas em todo o mundo. Segundo estudo global encomendado à Competitive Edge Research pela Dell, 41% das organizações – com 2 mil a 5 mil funcionários – têm um ou mais projetos de big data implementados e 55% planejam adotar esse tipo de projeto em um futuro próximo.

A pesquisa, que ouviu 300 CIOs de diversos países, incluindo o Brasil, mostra que, entre as empresas que implementaram projetos de big data, 89% reportaram uma melhoria significativa na tomada de decisões. E, animados pelo sucesso rápido dos projetos, os entrevistados esperam que o orçamento para lidar com o massivo volume de dados não estruturados aumente para cerca de US$ 6 milhões nos próximos dois anos – contra uma média atual de US$ 2 milhões a US$ 5 milhões -, com ampliação de investimentos em hardware, software e treinamento.

Ainda segundo o relatório, 50% das corporações com esse tipo de iniciativa se disseram satisfeitas com a qualidade e a velocidade na tomada de decisões, contra só 23% das que ainda não implementaram projetos de big data. Da mesma forma, entre as que já usam essa tecnologia, 49% estão satisfeitas com a capacidade de melhorar a qualidade do produto e 47% com a habilidade para identificar e tirar vantagem de oportunidades de negócios contra, respectivamente, 32% e 24% das que não têm a solução.

Sucesso dos projetos

A colaboração entre as áreas de TI e negócios é o pré-requisito mais citado pelos entrevistados para o sucesso dos projetos. Neste sentido, 41% dos entrevistados indicam que a forte cooperação entre as duas unidades é essencial para as iniciativas serem bem-sucedidas. Outro fator fundamental para o sucesso desse tipo de projeto, citado por 37% dos entrevistados, é uma forte conexão entre a análise de dados e o gerenciamento da performance das organizações. Já 33% destacaram a importância de ter conhecimentos específicos na equipe e 32% citaram uma documentação completa e acurada dos requerimentos de negócio.

A interação entre a análise de dados e o gerenciamento de performance é outro fator importante para o sucesso dos projetos. Citado por 37% dos entrevistados, gerenciar a complexidade de dados permanece um obstáculo significativo para abranger plenamente os benefícios potenciais de uma abordagem orientada por dados.

Por fim, 80% dos entrevistados citaram que precisam melhorar a análise da crescente quantidade de dados que circulam na organização. Quanto aos três principais objetivos dessa otimização estão: aprimorar a qualidade dos produtos, endereçar oportunidades de negócio e acelerar a tomada de decisões. Na sequência aparecem a conquista de um melhor entendimento da necessidade dos clientes, ter habilidade para responder rapidamente aos desafios competitivos, e aumentar a eficiência das ações de marketing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.