Senado dos EUA aprova lei que exige mandado judicial para espionagem telefônica

0

O Senado dos EUA aprovou nesta terça-feira, 2, o projeto de lei que vai substituir o programa de coleta de dados telefônicos de cidadãos norte-americanos sem vínculos com o terrorismo do governo.

Batizada de "Lei da Liberdade dos EUA" (EUA Freedom Act), a proposta legislativa proíbe a coleta em massa de dados telefônicos e modifica a Lei Patriota, aprovada após os atentados terroristas de 9 de setembro de 2001. Agora, para rastrear ou investigar ligações telefônicas os órgãos de inteligência do governo precisarão de um mandado judicial.

O projeto que contava com o apoio do presidente Barack Obama, havia sido aprovado em maio, ficou emperrada no Senado. Nesta terça-feira, os legisladores impediram as tentativas do líder de maioria no Senado, o republicano Mitch MacConnell, de aprovar emendas à proposta original. Com isso, a Lei da Liberdade agora segue para a sanção do presidente.

Obama quer apressar a entrada em vigor da lei, já que ela renovará a validade do conjunto da lei com esta e outras mudanças até 2019, possibilitando o combate ao terrorismo pelo governo, que ficou paralisado após a expiração da Lei Patriota, na segunda-feira, 1°. Ou seja, as agências de segurança poderão investigar redes terroristas com uma ordem judicial para certas intervenções telefônicas concretas e rastreá-las quando mudam de telefones celulares.

A Agência de Segurança Nacional se baseava na Seção 215 da Lei Patriota para justificar a coleta de dados telefônicos. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.