Instituto CNA lança plataforma para facilitar obtenção de financiamento a projetos rurais

0

O Instituto CNA, que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, desenvolveu, em parceria com a Basf, a plataforma digital Agrosustenta, que visa tornar mais fácil a elaboração de projetos por parte dos produtores rurais e técnicos agrícolas para obtenção de financiamento rural.

Por meio da assinatura de um convênio entre o Instituto CNA e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), modelos de projetos desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura poderão ser consultados no Agrosustenta.

A plataforma tem como objetivo facilitar a avaliação dos modelos agropecuários sustentáveis que podem ser adotados nas propriedades rurais de todo o Brasil, permitindo a comparação entre eles e a elaboração de projetos de financiamento voltados para o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

Ao reunir as informações sobre o tema no site www.agrosustenta.com.br, CNA, Basf e Mapa pretendem auxiliar produtores e técnicos a superarem as dificuldades para elaborar projetos e estimular a adesão ao Programa ABC.

A partir dos dados disponibilizados na plataforma e das características das propriedades rurais, quem acessar o site poderá selecionar os modelos sustentáveis mais indicados para cada realidade. Também será possível avaliar a viabilidade econômica dos projetos elaborados dentro dos critérios da linha de crédito do ABC, assim como a taxa de retorno da atividade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, a plataforma será uma excelente ferramenta para a divulgação das tecnologias sustentáveis do Plano ABC. "Teremos mais um mecanismo de divulgação para técnicos e produtores rurais das tecnologias sustentáveis que hoje são fundamentais para o meio ambiente e para o incremento da renda do agricultor. A plataforma vai facilitar a elaboração de projetos, especialmente para aquelas regiões onde o produtor ainda tem dificuldade de obter informações e ainda tornar mais ágil a análise e aprovação nos bancos, já que haverá mais subsídio técnico no momento da elaboração, por meio dos modelos de projetos que serão disponibilizados", explicou.

Para o secretário-executivo do ICNA, Og Arão, os produtores brasileiros têm interesse em, cada vez mais, adotar práticas sustentáveis nas suas propriedades rurais. "O setor agropecuário cumpre uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e preserva 61% do território nacional, mas está disposto a contribuir ainda mais para a redução das emissões de gases de efeito estufa", afirmou.

O Agrosustenta é a primeira ferramenta online para a elaboração de projetos para o financiamento rural. O acesso à plataforma é gratuito e livre ao público em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.