Criminosos usam inteligência artificial para simular voz e roubar mais de R$ 1 milhão de empresa de energia alemã

0

Segundo o jornal The Wall Street Journal, cibercriminosos usaram um software de inteligência artificial (IA) para imitar a voz do CEO de uma empresa de energia alemã. A fraude permitiu aos golpistas roubarem € 220 mil. Os invasores usaram a tecnologia para se passar pelo CEO da multinacional e enganar um de seus subordinados.

O falso executivo solicitou ao diretor-executivo da subsidiária do Reino Unido que efetuasse uma transferência para um fornecedor húngaro, no prazo de uma hora e a operação foi realizada. O CEO da sede britânica, afirmou ter reconhecido a voz do chefe pelo leve sotaque alemão.
Os golpistas voltaram a se comunicar com a vítima por mais duas vezes. Porém, na última transferência, que foi pedida com urgência, o diretor-executivo da sede britânica começou a suspeitar e se recusou a realizar o procedimento.

A ESET, provedora de soluções de detecção de ameaças, explica que é de se esperar que, em um futuro bem próximo, veremos um grande aumento no de machine learning pelo cibercrime. Segundo a empresa, produzir vozes falsas requer apenas algumas gravações e, à medida que o poder de processamento dos computadores aumenta, começaremos a ver que esses áudios se tornarão cada vez mais fáceis de criar.

A ESET lembra que o golpe utilizado mostra a evolução da engenharia social para ciberataques. Para evitar ser vítima de um golpe em que a voz de uma pessoa de confiança é imitada, a empresa destaca que ter consciência de que a fraude existe é o primeiro passo. Em seguida, o ideal é incluir medidas de verificação antes de fazer uma transferência de dinheiro.

O Facebook, juntamente com empresas como a Microsoft, e várias universidades nos Estados Unidos já notaram esta tendência crescente e expressaram a sua preocupação com o anúncio do lançamento do desafio Deepfake Detection Challenge (DFDC).

A iniciativa visa combater o crescente fenômeno das deepfakes (rostos falsos em vídeos), recompensando quem for capaz de desenvolver uma tecnologia que tenha a capacidade de detectar o uso de AI para gerar vídeos que foram alterados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.