Queda da produção industrial está ligada a baixo investimento em tecnologia, diz especialista

0

Segundo levantamento da BlueLine Asset, a atividade na indústria brasileira caiu 15% em cinco anos – enquanto a produção global cresceu 10%. De acordo com o especialista no segmento Indústria da Cigam, Alexandre Weisheimer, a falta de investimento em tecnologia nas últimas décadas está limitando a competitividade do setor.

"Nós estamos perdendo a corrida para outros países, que têm investido e incentivado máquinas e equipamentos com conectividade, inteligência artificial, manufatura aditiva, automação de processos de gestão entre outros. Precisamos de um plano conciso de investimentos e ações efetivas para desenvolver e aplicar alta tecnologia, decisiva no atual momento", avalia.

Dados da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) mostram que apenas 10% das empresas brasileiras estão totalmente inseridas na Indústria 4.0. Já dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do IBGE apontam que, em julho de 2019, oito dos quinze estados pesquisados mostraram taxas de crescimento negativas, acompanhando o recuo (-0,3%) da indústria nacional em comparação com 2018.

Para Weisheimer, o Brasil não está priorizando outros setores para mudar sua matriz econômica, mas sim perdendo espaço na concorrência global. "O que ocorre é que perdemos espaço por falta de competitividade com mercados estrangeiros que trabalham com que há de mais avançado em tecnologia, além de uma mentalidade disruptiva incutida na cultura dos players do segmento", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.