Teles e TVs por assinatura lideram lista de reclamações de consumidores no Procon em 2013

0

O Procon-SP divulgou nesta segunda-feira, 3, listas com as 30 empresas que tiveram o maior número de reclamações de consumidores em 2013, registradas nos canais de atendimento, com a preocupação de disponibilizar uma ferramenta para acompanhamento diário do comportamento de fornecedores. Os 30 grupos responderam por cerca de 50% dos casos intermediados pelo órgão de defesa do consumidor no ano passado.

O grupo Vivo/Telefônica aparece na liderança em número de registros, com um total de 11.894 reclamações contra 9.863 em 2012. O segundo colocado no ranking foi o Itaú Unibanco, responsável por 7.199 queixas no ano. Mas logo em seguida aparece o Grupo Claro, com 6.899 reclamações.

As operadoras de telecomunicações — telefonia e banda larga fixa e móvel; e TV por assinatura —, por sinal, registraram crescimento significativo de demandas, exceto a Nextel, que reduziu o número de consumidores que recorreram ao Procon-SP. Além da Vivo/Telefônica e Claro, TIM, Net, Oi e Sky ocuparem as 15 primeiras posições na lista.

A Vivo/Telefônica, apesar de registrar o mais alto índice de solução, ainda traz consumidores ao Procon-SP com problemas básicos, especialmente na operação de telefonia fixa, como demora para realizar reparos ou atender pedidos de transferência de linha. A permanência de problemas dessa natureza preocupa o órgão, apontando para a necessidade de melhorias urgentes nas práticas comerciais do setor, sobretudo no tocante à clareza da oferta de planos e de modelos de contratação ("pacotes" ou "combos") e ao claro subdimensionamento das estruturas de prestação de serviços básicos, como os de reparos ou instalações.

Comércio eletrônico

Já os grupos Pão de Açúcar, B2W, Magazine Luiza, Wal-Mart e Mercado Livre, também se destacaram. Neste segmento, marcado ainda por reclamações referentes a problemas com a entrega e defeitos de qualidade em produtos, figura negativamente a empresa NovaPontocom que reúne as empresas de comércio eletrônico do grupo Pão de Açúcar (casasbahia.com, pontofrio.com, extra.com, barateiro.com), que registraram 96,7% de crescimento nas demandas relativamente a 2012. Nesse segmento, os atendimentos demonstram de modo muito claro que a expansão do alcance e das vendas no canal eletrônico ainda não está equilibradamente acompanhada por uma simultânea melhoria nos canais de atendimento, na qualidade das parcerias de negócios e nas estruturas de logística dessas empresas.

Destacam-se também, os fabricantes de telefones celulares e outros eletrônicos, fabricantes de produtos da linha branca e de microcomputadores. A Samsung, na 13º colocação, com diversificada linha de produtos, teve a maior elevação no número de registros, com o acréscimo de 700 atendimentos em relação ao ano anterior. A empresa apresenta alto índice de solução, mas assim como seus concorrentes, ainda deixa para o Procon-SP, casos que poderiam resolver em seu próprio SAC: produtos com defeito e não resolvidos dentro do prazo legal. Outro grupo que despontou foi o Lenovo CCE, que não figurava no ranking em 2012, mas ao final de 2013 assumiu a 19º posição com um crescimento expressivo de atendimentos, com baixo índice de solução.

O problema mais recorrente refere-se a procedimentos de cobrança, como falta de emissão de boletos, processos mal sucedidos de trancamento, cancelamento ou transferência, pagamentos realizados a empresas terceirizadas e não reconhecidos pela instituição, além da inclusão irregular do nome dos alunos em cadastros como o do Serasa. Clique na tabela abaixo para conferir o ranking completo (veja imagem ampliada):

 ranking_atendimentos_2013_procon_sp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.