A Amazon.com anunciou nesta quinta-feira, 2, os resultados financeiros para o seu quarto trimestre e do ano fiscal findos em 31 de dezembro de 2016. As vendas líquidas aumentaram 27%, para US$ 136 bilhões, em comparação com US$ 107 bilhões em 2015. Excluindo o valor de US$ 550 milhões desfavoráveis referentes ao impacto das alterações em taxas de câmbio ao longo do ano, a rede aumentou as vendas 28% em comparação com 2015.
Resultado operacional foi de US $ 4,2 bilhões, em comparação com o lucro operacional de US$ 2,2 bilhões em 2015. O lucro líquido foi de US$ 2,4 bilhões, ou US $4,90 por ação, em comparação com um lucro líquido de US 596 milhões, ou US $1,25 por ação, em 2015.
"Nossa equipe teve obsessão no atendimento do cliente Prime em 2016", disse Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, acrescentando que "membros do Prime agora podem escolher entre mais de 50 milhões de itens com frete grátis com entrega em dois dias, 73% mais de itens do que em 2015. Nosso serviço de vídeo agora está disponível em mais de 200 países e territórios".
Quarto trimestre
As vendas líquidas no quarto trimestre aumentaram 22% para US$ 43,7 bilhões, em comparação com US$ 35,7 bilhões no quarto trimestre de 2015. Excluindo o impacto desfavorável de US$ 558 milhões no ano – devido a alterações em taxas de câmbio – as vendas aumentaram 24% em comparação com o quarto trimestre de 2015.
As receitas operacionais aumentaram 13% para US$ 1,3 bilhão no quarto trimestre, comparado com receita de US$ 1,1 bilhão no quarto operacional trimestre de 2015.
O lucro líquido foi de US$ 749 milhões no quarto trimestre, ou US$ 1,54 por ação, comparada com lucro líquido de US$ 482 milhões, ou US $1,00 por ação no quarto trimestre de 2015.