Volume transacionado em m-commerce no Brasil crescerá 46% ao ano entre 2013 e 2016

0

O volume transacionado através de comércio móvel (compras via smartphones e tablets) crescerá em média 46% ao ano no Brasil entre 2013 e 2016. No mesmo período, o crescimento médio ao ano do comércio eletrônico como um todo no País será de 17%. Com o m-commerce avançando praticamente três vezes mais rápido que o e-commerce, o Brasil segue próximo à média mundial, que será de crescimento médio de 42% para o m-commerce e de 13% para o e-commerce, no referido período. Os números fazem parte de uma pesquisa realizada pelo PayPal e pela Ipsos com 17,5 mil consumidores de 22 países, incluindo o Brasil.

A participação do mobile sobre o total do e-commerce ainda é relativamente pequena, girando em torno de 15%, sendo dois terços via smartphones e um terço via tablets. Os desktops e laptops respondem pelos 85% restantes das compras de e-commerce no mundo. No PayPal especificamente, a participação mobile saltou de 1% para 20% entre 2010 e 2014.

Segundo a pesquisa, 28% dos internautas já realizaram compras via smartphones e 20%, via tablets. A maioria dos que experimentaram m-commerce são jovens: 59% têm entre 18 e 34 anos. O mesmo grupo etário representa 40% dos internautas que já experimentaram e-commerce. A participação dos jovens com m-commerce no Brasil é ainda maior: 61% dos que experimentaram têm entre 18 e 34 anos.

Cabe lembrar que os números de m-commerce dessa pesquisa consideram tanto compras de bens físicos quanto de bens digitais, como downloads de games e assinatura de conteúdos, além do pagamento de serviços, como corridas de táxi.

"Parte do aumento do m-commerce virá de categorias novas que estão passando para o mobile, como pegar um táxi com pagamento pelo app. É um pagamento que antes você faria em espécie e agora passa a usar o cartão de crédito pelo celular. Isso aumenta o bolo do e-commerce de uma forma geral. Delivery de comida e compras de supermercado também vão crescer via apps", analisa o diretor de marketing do PayPal para América Latina, Renato Pelissaro.

Apps X browser

Os aplicativos são mais populares que os sites para compras, revela a pesquisa. Dentre os usuários de comércio móvel no mundo, 64% fizeram compras via apps e 52%, via sites móveis. No Brasil, quando perguntado ao grupo que experimentou as duas interfaces para m-commerce, 46% disseram que preferem comprar por apps; 36%, pelo browser; e 18% não têm preferência. As principais razões para preferir os apps é a conveniência e a rapidez no pagamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.