MRS Logística moderniza sistema de controle de trens

0

A MRS Logística, concessionária de transporte de carga que opera a malha ferroviária da região Sudeste, está modernizando o sistema de informatização que controla os seus trens. A companhia assinou contrato com o consórcio Alstom/Eads, que será responsável pela instalação do Siaco (Sistema Integrado de Automação e Controle da Operação), pelos serviços de engenharia, montagem, instalação e testes em campo dos sistemas de sinalização dos centros de controle, de campo e de bordo. O projeto será implementado no prazo de três anos.

O Siaco irá substituir o sistema de sinalização e telecomunicação atual dos 1700 quilômetros de ferrovia operados pela MRS Logística. O projeto, cujo valor não foi revelado pela empresa, inclui a montagem de dois novos centros de controle operacionais para o gerenciamento de tráfego, o fornecimento de novos sistemas e equipamentos de sinalização de campo e de um sistema de telecomunicação de dados e voz (rádio). Está prevista, também, a instalação de 300 computadores de bordo na frota de locomotivas e outros cem em veículos auxiliares, possibilitando a paralisação remota de composições.

Dividido em quatro subsistemas, o projeto irá aumentar a capacidade do sistema de controle atual, que, em 2005, movimentou 108,3 milhões de toneladas de carga, permitindo total controle, gerenciamento e supervisão da operação ferroviária em toda a malha. A tecnologia a ser utilizada no controle da operação é a CBTC (Communication-based Traffic Control).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.