Vendas de celulares caem 2,9% no primeiro trimestre

0

A empresa de pesquisa de mercado IDC anunciou hoje um estudo sobre o mercado global de smartphones no primeiro trimestre de 2018. De acordo com a empresa, foram vendidos 334,3 milhões de dispositivos do começo de janeiro ao fim de março desse ano; esse número representa uma queda de 2,9% com relação aos 344,4 milhões vendidos durante o mesmo período de 2017.

Grande responsável por essa queda, segundo o estudo, foi o mercado chinês, que moveu menos de 100 milhões de unidades durante o período – algo que não acontecia desde o terceiro trimestre de 2013. "a abundância de tops de linha com preços elevados lançados nos últimos 12 a 18 meses provavelmente interrompeu o ciclo de 'upgrades' no curto prazo", considerou o gerente de pesquisa da IDC, Anthony Scarsella."No momento, parece que os consumidores não estão dispostos a pagar esse tipo de dinheiro por um novo dispositivo que traz melhorias mínimas com relação ao seu aparelho atual. Olhando para frente, dispositivos premium mais em conta podem ser a solução de que o mercado precisa na segunda metade do ano", considerou também.

Desempenho por fabricante

Com relação às fabricantes, a Samsung manteve a liderança, respondendo por 23,4% dos celulares vendidos durante o período. Mesmo tendo vendido 2,4% menos na comparação com o mesmo período do ano passado, a porcentagem de mercado que a empresa dominou foi praticamente a mesma (em 2017 ela respondeu por 23,3% dos aparelhos vendidos no período).

A Apple, por sua vez, ficou em segundo lugar, sendo responsável por 15,6% das vendas. Além de ter vendido 2,8% mais celulares nos primeiros três meses desse ano do que nos do ano passado, a empresa também teve uma fatia de mercado maior. No começo de 2017, ela respondia por 14,7% do mercado. A mudança indica que a Apple diminuiu a diferença que a separa da Samsung.

No entanto, a diferença entre a Apple e a Samsung diminuiu menos do que a diferença entre a Huawei (a terceira colocada no ranking) e a Apple. A fabricante chinesa vendeu 13,8% mais celulares no começo de 2018 do que no começo de 2017, e respondeu por 11,8% dos celulares vendidos entre janeiro e março deste ano – no ano passado, ela respondeu só por 10%, mas a porcentagem de 2018 é a mais alta que ela já teve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.