Dell aposta em preços baixos para recuperar participação no mercado de PCs e servidores

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Em meio a queda-de-braço travada entre a Icahn Enterprises, do meginvestidor ativista Carl Icahn, e o Blackstone Management Associates com o CEO, Michael Dell, em parceria com o fundo de private equity Silver Lake Partners, que fizeram oferta para recompra de todas as ações em circulação da companhia visando o fechamento de capital na bolsa de valores, a Dell luta para recuperar participação no mercado de computadores pessoais e servidores. De acordo o executivo da fabricante de chips AMD, Patrick Moorhead, em entrevista ao blog de tecnologia All Things Digital, a Dell  prepara um plano de redução de preços para forçar concorrentes a responderem com cortes. Com isso, a Dell espera aumentar seu market share e vender produtos relacionados.

Segundo o blog, o plano foi revelado na semana passada à sua cadeia de produção durante apresentação para analistas da indústria feita pela vice-chairman e presidente da Dell, Jeff Clarke, e com o chefe da área corporativa da companhia, Marius Haas, em Austin, no Texas. Segundo Moorhead, o posicionamento da Dell  é "quase como se ela já fosse uma empresa privada e estivesse pedindo à indústria uma reação a isso". O executivo disse ainda que em sua declaração, Clarke posicionou a que a empresa irá "competir em cada país e em cada faixa de preço".

Em outra apresentação, Haas adotou um tom similar, e delineou os planos da Dell para aceitar as margens de lucro menores em sua linha de servidores padrão da indústria como um meio de tentar atrelar outros produtos da empresa, como sistemas de armazenamento e networking. Um slide de apresentação do executivo mostra servidores da Dell alcançando margens brutas de cerca de 20%, enquanto os produtos de armazenamento chegam a 50% e os produtos de rede, 65%.

Se a Dell realmente seguir essa estratégia, irá competir de frente com a HP, IBM e Cisco. Inclusive, as quatro fabricantes já disputam acirradamente o mercado de servidores. Segundo a IDC, no primeiro trimestre a HP liderou o mercado em volume de embarques de servidores no trimestre, com 24,9% de participação contra 22,2% da Dell, 9,9% da IBM e 2,3% da Cisco. A maior receita, porém, foi obtida pela IBM, que nesse quesito ficou com 25,5% de share, deixando a HP em segundo lugar com 25% e a Dell em terceiro, com 18%. A Cisco não obteve participação expressiva no Top 5 de receita global.

A principal concorrente da Dell já tomou iniciativas para recuperar seu negócio de hardware. A HP apresentou linha ProLiant Moonshot, de servidores definidos por software, voltados basicamente para provedores de serviços e aplicações web. A Cisco, por sua vez, apostou nos últimos anos em vender servidores padrão da indústria, juntamente com produtos de rede e armazenamento, configurando o Unified Computing System.

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