O impacto dos pagamentos móveis no setor financeiro

0

Quando as pessoas pagam suas contas utilizando tecnologias móveis, o banco nem sempre está envolvido na transação. Os novos serviços — de provedores de serviços móveis a comerciantes virtuais — estão entrando no mercado e forçando o setor financeiro a agir. O crescente ecossistema de pagamentos móveis está impactando diretamente nos desenvolvimentos que estão sendo produzidos no setor bancário.

Em muitos casos, quando as pessoas estão fora de casa e não querem utilizar dinheiro, elas não precisam mais depender de cartões de crédito ou débito. Em vez disso, existe agora um grande número de opções de pagamento que contornam completamente o banco tradicional. Essas opções incluem sistemas de carteiras eletrônicas, cartões virtuais, soluções de pagamento in-app e sistemas de faturamento direto, que permitem o pagamento por meio de dispositivos móveis. Um efeito colateral isso é que o monopólio que as instituições financeiras vêm mantendo há tempos sobre as questões relacionadas ao pagamento irá diminuir caso não haja uma reação imediata.

A tendência de pagamento móvel é ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade para os fornecedores de serviços financeiros. Além de acompanhar de perto a evolução do mercado, os bancos devem atualizar continuamente suas operações de telefonia móvel para atender às necessidades específicas de seus clientes. Em particular, a "experiência do usuário" será fundamental para aceitação e confiança. O primeiro passo nesse processo será convencer os clientes a se envolverem ativamente em transações móveis.

Além disso, os prestadores de serviços financeiros precisam pensar "fora da caixa" e estar atentos para encontrar os parceiros de desenvolvimento de varejo adequados. Soluções de pagamento móvel comercializadas em parceria têm mais impacto e podem abrir portas para mais oportunidades de negócios.

De acordo com a KPMG, mais de US$ 1 trilhão deverão ser investidos em soluções de pagamento móvel até 2015. Como resultado, mais e mais fornecedores de serviços financeiros estão expandindo suas operações de pagamento móvel. Os bancos, porém, devido às suas estreitas e antigas relações com os clientes, têm a vantagem da credibilidade em relação aos concorrentes de fora da indústria financeira. E eles devem começar a tirar o máximo partido disso, e o mais rápido possível. As melhores oportunidades estão abertas especialmente para as empresas que conseguirem combinar o pagamento móvel com soluções de big data. A enorme quantidade de informações disponíveis, que envolvem os dados sobre os clientes, poderão ser analisadas em tempo real e usadas para fornecer recomendações instantâneas.

A segurança de dados também é importante ponto de atenção para os clientes das instituições financeiras. Soluções como o NFC-TAN, um processo de autenticação, e um protótipo de voz biométrica trazem um grande aumento na segurança. As duas aplicações usam dois canais separados de transferência de dados para afastar Trojans ­— um requisito fundamental para os usuários.

É necessário examinar a eficácia de todas as estratégias em termos de mobilidade e definir as novas regras do jogo. Os conceitos e tecnologias utilizadas em pagamentos móveis são conhecidos há anos. No entanto, é certo que os grandes bancos e empresas de telecomunicações têm falhado em liderar esse novo mercado. O importante agora é que, frente a este novo cenário, os bancos obtenham um papel importante nos serviços de pagamento móvel.

*Marco Santos é diretor geral da GFT Brasil, empresa de tecnologia da informação especializada no setor financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.