Nomeada para comissária da UE diz que manterá gigantes da tecnologia sob estreita vigilância

0

A nova Comissária Europeia da Competição, a ex-ministra dinamarquesa da Economia Margrethe Vestager, que deve substituir o atual chefe antitruste da União Europeia Joaquín Almunia, que deixará o cargo no fim deste mês, afirmou que manterá titãs americanos da tecnologia, como Google e Apple, sob estreita vigilância.

Durante audiência com os legisladores do Parlamento Europeu, na quinta-feira, 2, Margrethe disse que o Google é "um negócio enorme, com enorme parte do mercado", por isso afirmou que olhará mais profundamente para o gigante das buscas e outras empresas digitais. "Devemos nos envolver, de fato, e encontrar uma compreensão muito mais profunda desses mercados", disse ele aos membros da Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento.

Mas a ex-ministra dinamarquesa se recusou a dizer se irá prosseguir com acusações formais, conhecidas como comunicação de objeções, contra o Google, por suposto abuso de posição dominante nos mercados de buscas na internet e de publicidade online. Mas ela disse estar "absolutamente certa de que haverá próximos passos", no caso do Google. Já de "que tipo esses passos serão, ainda é muito cedo para eu dizer", disse ela, segundo o The New York Times.

Os comentários de Margrethe foram suficientes para ganhar um endosso, nesta sexta-feira, 3, de Burkhard Balz, parlamentar alemão e porta-voz do grupo político de centro-direita membro da Comissão de Assuntos Econômicos. Balz disse que seu grupo "gostaria de ver uma ação forte na investigação do Google" e seus membros "apreciariam se ela garantisse acompanhar este assunto com a máxima importância."

Audiência com Margrethe é parte de um longo processo de seleção do comissário antitruste da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia. Embora o Parlamento não tenha o poder de vetar candidatos individualmente, ele pode aprovar ou rejeitar toda a relação de candidatos. Esse voto está previsto para ocorrer no dia 22 próximo, poucos dias antes dos novos membros da comissão tomarem posse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.