Maioria dos e-commerces brasileiros aderiu às promoções da Black Friday com descontos de até 50%

0

A grande maioria dos sites de comércio eletrônico brasileiros (89,4%) aderiu à Black Friday, sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e já se tornou também uma das maiores promoções do varejo brasileiro, segundo o levantamento da BigData, encomendado pelo PayPal do Brasil. A pesquisa mostra que entre os grandes e-commerces, com mais de 500 mil acessos por mês, a adesão foi de 100%, enquanto entre os pequenos varejistas online, com menos de 10 mil acessos mensais, a participação chegou a 74,3%.

Os preços ofertados desmentiram os rumores sobre pseudopromoções na web, chamadas jocosamente de "black fraude". De acordo com a BigData, as ofertas, de fato, aconteceram e representaram oportunidades genuínas de descontos praticados pelos e-commerces. Em média, durante a sexta-feira do dia 27 de novembro, os preços cobrados caíram 30,86%, para R$ 372, na comparação com os preços praticados na internet brasileira quatro semanas antes.

A empresa começou a pesquisar os sites de e-commerce quatro semanas antes da BlackFriday e a capturar dados várias vezes ao dia para verificar produto e preço. "O mito de uma Black Friday cheia de promoções falsas caiu por terra. A data tem se firmado, e nossos números confirmam como o principal momento das vendas online no país", disse Francisco Rodrigues, head da BigData, empresa de captura e análise de dados e informações da internet.

As melhores promoções da Black Friday, segundo a empresa, foram encontradas nos grandes sites. Em relação a quatro semanas antes da promoção, os descontos oferecidos por e-commerces de maior porte chegaram a 51,99%, o que correspondeu a um preço médio de R$ 145. Já nos pequenos, o desconto médio oferecido foi significativamente menor, ou 20,43%, alcançando a cifra de R$ 440. O preço médio dos produtos, considerando todas as categorias, foi de R$ 538.

A Cyber Monday, segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças nos EUA, adotada pelo varejo norte-americano para liquidar eletroeletrônicos, também teve grande adesão dos e-commerces locais. Promoções online neste dia tiveram a participação de 63,5% dos sites de vendas online no Brasil. O dia foi recheado de promoções online em 100% dos grandes e-commerces e em 60,10% dos pequenos. Entre os grandes sites, o preço médio cobrado — ou seja, a média obtida a partir de todos os preços coletados — foi de R$ 170, um desconto médio de 43,71% frente aos preços cobrados quatro semanas antes. Nos pequenos, o preço médio cobrado foi de R$ 496, um desconto médio de 10,31%.

O processo de captura de dados da internet usado pela BigData prevê o processamento de 2,5 petabytes semanalmente, extraídos de visitas a mais de 400 milhões de sites, dos quais são obtidos informações estruturadas e seus links. De acordo com Rodrigues, deste total de sites, 17 milhões estão no Brasil, sendo que 450 mil sites de comércio eletrônico, que foram pesquisados para a BlackFriday.

paypal_infografico_BFCM_V3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.