AWS anuncia novo serviço de computação quântica Amazon Braket

0

Nesta terça-feira, 3, a Amazon Web Services (AWS), anunciou três iniciativas-chave como parte dos planos da empresa para ajudar no avanço da computação quântica tecnologias.  O Amazon Braket (em pré-lançamneto) é um novo serviço da AWS totalmente gerenciado que permite que cientistas, pesquisadores e desenvolvedores comecem a experimentar computadores de provedores de hardware quântico (incluindo D-Wave, IonQ e Rigetti) em um único local.

O AWS Center for Quantum Computing reunirá especialistas em computação quântica da Amazon, Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e outras instituições de pesquisa acadêmica para colaborar na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de computação quântica.

O Amazon Quantum Solutions Lab é um programa que conecta clientes com especialistas em computação quântica da Amazon e seus parceiros de tecnologia e consultoria para desenvolver conhecimentos internos destinados a identificar usos práticos da computação quântica e acelerar o desenvolvimento de aplicativos quânticos com impacto significativo.

A computação quântica tem o potencial de resolver problemas computacionais que estão além do alcance dos computadores clássicos. Ele promete transformar áreas como armazenamento de energia, engenharia química, ciência dos materiais, descoberta de medicamentos, otimização de processos e aprendizado de máquina. No entanto, a aplicação da computação quântica até o momento limitou-se principalmente a estudos de prova de conceito com uso prático limitado.

Para ajudar a acelerar o desenvolvimento dessa tecnologia potencialmente disruptiva, a AWS está estabelecendo o AWS Center for Quantum Computing, onde especialistas quânticos da Amazon e da academia colaborarão na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e aplicativos de computação quântica com o objetivo de resolver problemas do mundo real.

Embora o trabalho do Centro seja focado na solução de desafios técnicos de longo prazo para a computação quântica, alguns clientes estão prontos para começar a explorar a computação quântica e ganhar experiência agora. Hoje, porém, é difícil para os clientes interagirem com computadores quânticos, principalmente se desejam avaliar diferentes tecnologias em estágio inicial, cada uma com seu próprio ambiente de desenvolvimento, simulação e teste.

"Com a engenharia quântica começando a fazer progressos mais significativos, os clientes estão pedindo maneiras de experimentar computadores quânticos e explorar o potencial da tecnologia", disse Charlie Bell, vice-presidente sênior de serviços de computação da AWS. "Acreditamos que a computação quântica será uma tecnologia pioneira na nuvem e que a nuvem será a principal maneira de os clientes acessarem o hardware. Com o serviço Amazon Braket e o Amazon Quantum Solutions Lab, estamos facilitando a experiência dos clientes no uso de computadores quânticos e o trabalho com especialistas da AWS e de nossos parceiros para descobrir como eles podem se beneficiar da tecnologia. E com o nosso Centro da AWS para computação quântica e parcerias acadêmicas, unimos esforços nas comunidades científicas e industriais para ajudar a acelerar a promessa da computação quântica."

"O Amazon Braket permite que os clientes iniciem rapidamente, usando ferramentas conhecidas como os notebooks Jupyter e fornecendo a mesma experiência consistente da AWS que eles conhecem hoje, sem ter que envolver vários fornecedores ou correr o risco de ficarem presos em uma única tecnologia", diz o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.