Serpro desenvolve sistema para portos brasileiros

0

Um novo sistema que está sendo desenvolvido pelo Serpro em parceira com o Ministério dos Transportes vai possibilitar que os portos brasileiros abandonem finalmente o bloco de anotações e entrem na era digital. Batizado de Sistema Integrado de Portos (Sisportos), a tecnologia irá reunir todas as informações sobre as operações realizadas nos portos do país.

O Sisportos irá funcionar 24 horas por dia, registrando e liberando informações em tempo real sobre as transações nos portos. O principal avanço com a implementação do sistema, segundo o diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Paulo de Tarso Carneiro, será a rapidez na obtenção de informações sobre a movimentação portuária. ?Os portos precisam trocar informações entre si para poderem operar melhor. De posse das informações em tempo real poderemos criar condições para planejar e saber que tipo de demanda cada porto tem, explica.

Está previsto que as informações geradas pelo Sisportos ? que entrará em funcionamento a partir de maio ? estarão integradas ao Sistema Comércio Exterior (Siscomex), da Receita Federal, e ao Sistema Mercante, do Ministério dos Transportes. Este último sistema tem como objetivo principal controlar a arrecadação do ?Adicional ao Frete para Renovação da marinha Mercante? (AFRMM), enquanto o Siscomex é voltado para a fiscalização aduaneira e controla todas as exportações e importações do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.