General Motors investe US$ 500 mi no aplicativo de transporte particular Lyft, maior rival do Uber nos EUA

0

O aplicativo de transporte particular Lyft, maior rival da Uber nos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira, 4, que levantou US$ 1 bilhão em uma nova rodada de investimentos, da qual a General Motors participou com US$ 500 milhões. Como parte do acordo, a montadora passará a ter um assento no Conselho de Administração da Lyft, informaram as empresas. Com o novo aporte, o Lyft passa a ter valor de mercado de US$ 5,5 bilhões.

Participaram também da rodada de investimentos a Kingdom Holding, fundo de investimento do príncipe saudita Alwaleed bin Talal, que entrou com US$ 100 milhões, a empresa de fundos mútuos Janus Capital Management, a chinesa Didi Kuaidi Joint Co., dona do aplicativo de transporte individual de mesmo nome, e o gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba.

O investimento da GM na Lyft evidencia a pressão que a tradicional fabricante de automóveis está enfrentando para acompanhar as novas tendências que devem transformar a indústria automobilística na próxima década, incluindo a crescente disponibilidade de aplicativos de transporte e a corrida rumo aos carros autônomos. Ele também é parte do plano da montadora para começar a desenvolver carros autônomos.

"Achamos que o modelo de transporte tradicional continuará a ser uma parte muito significativa do cotidiano urbano. Mas vemos que o compartilhamento de automóveis particulares está crescendo muito rapidamente", disse presidente da GM, Dan Ammann, em uma entrevista ao USA Today. Segundo ele, a parceria — um dos maiores investimentos da GM em outra empresa — é resultado da visão comum das duas empresas de que os veículos autônomos chegarão primeiro aos consumidores que usam serviços de compartilhamento, mais do que de carros particulares.

Segundo o presidente e cofundador da Lyft, John Zimmer, o aporte será aplicado no desenvolvimento de novos produtos e à consolidação da marca. A Lyft tem crescido rapidamente nos últimos anos graças, em parte, à sua capacidade de aplicar em novos produtos, como Lyft Line, serviço de compatilhamento de automóveis que reduz os custos para os consumidores. Atualmente, a empresa opera em 190 cidades, contra apenas 65 no início de 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.