Compra da divisão de servidores da IBM pela Lenovo depende de aprovação dos EUA

0

A fabricante chinesa de PCs Lenovo ainda terá de convencer os funcionários do Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês) que a compra da unidade de servidores low-end da IBM não dará acesso à China às backdoors — portas dos fundos, em tradução livre —, que permitem a invasão a sistemas para obter segredos ou o controle ilegal de computadores e, por conseguinte, o acesso às informações e arquivos neles contidos.

O problema é que o Pentágono, o FBI e as maiores operadoras de telecomunicações do país compram servidores IBM, segundo pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Bloomberg. O CFIUS é o órgão que avalia os riscos de aquisições estrangeiras feitas por agências de segurança nacional ou empresas americanas com operações estratégicas.

Com sede em Pequim, a Lenovo anunciou a compra da divisão de servidores low-end da IBM em janeiro, por US$ 2,3 bilhões, e tem procurado obter a aprovação para o negócio do CFIUS, segundo as mesmas fontes. As aquisições de empresas norte-americanas por companhias chinesas estão crescendo e, ao mesmo tempo, aumentando a tensão em Washington, devido ao receio também de que a China tenha acesso a tecnologias dos EUA.

Escrutínio rígido

O número de transações examinadas pelo CFIUS envolvendo a compra de empresas americanas por investidores chineses em 2012 mais do que dobrou, o que fez com que as companhias estrangeiras passassem a ser mais escrutinadas, tanto que hoje um parecer do órgão pode demorar até 75 dias, de acordo com relatório recente enviado pelo comitê ao Congresso Nacional.

A fabricante chinesa, que comprou a divisão de computadores pessoais da IBM em 2005, tem usado essa aquisição para tentar persuadir os funcionários da CFIUS sobre a transparência do negócio, lembrando que não terá acesso a servidores de órgãos do governo, porque a IBM continuará como responsável pela manutenção. Esse acordo com a IBM tem a duração de cinco anos e poderá ser prorrogado.

O contrato de serviço pode ajudar a acelerar a revisão de segurança feita pelo CFIUS, mas a análise deve ser bastante rígida. "O governo vai lançar um olhar mais acurado para o grau de penetração dos servidores, onde estão instalados, se são velhos ou novos e a capacidade de cada um deles", disse Mario Mancuso, advogado do escritório Frank, Harris, Shriver & Jacobson LLP, ouvido pela agência de notícias. "Eles podem usar os servidores como um meio de inserção em redes e sistemas de dados do governo dos EUA?", é a pergunta a ser feita, segundo ele.

As autoridades americanas também vão examinar a utilização dos servidores em infraestruturas críticas, tais como fábricas de produtos químicos e empresas do setor de energia, disse Michael Wessel, membro da Comissão Econômica e de Segurança EUA-China. "Exfiltração e infiltração são as questões", disse ele. "Eles podem obter acesso aos servidores de alguma forma e levar os dados para fora ou podem se infiltrar no sistema para inserir vírus, malware ou derrubar sistemas em uma situação de potencial conflito?", é outra questão a ser colocada, segundo ele.

Caso a revisão de segurança não seja aprovada ou a Lenovo desista de adquirir a unidade de servidores da IBM, ela terá de pagar multa de US$ 200 milhões, segundo acordo de compromisso assinado por ela na ocasião do fechamento do negócio, disse uma das pessoas envolvidas na negociação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.