Câmara prorroga Lei de Informática e da Zona Franca de Manaus

0

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 4, o Projeto de Lei 6727/13, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que prorroga por dez anos a Lei da Informática e, em segundo turno, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 103/11, que prorroga por 50 anos os benefícios da Zona Franca de Manaus.

O texto do Projeto de Lei 6727/13, que teve relatoria do deputado João Maia (PR-RN), prevê a manutenção dos incentivos, com redução do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI – em 80% até 31 de dezembro de 2024, reduzindo para 75% de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026, e de 1º de janeiro de 2027 até 31 de dezembro de 2029 ficará em 70%. A Câmara aprovou, também, a contrapartida de 4% do faturamento bruto das empresas a título de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, destacou a importância da decisão unânime dos deputados, afirmando que "a Lei de Informática é uma política para o desenvolvimento do setor de TIC e significa uma plataforma poderosa para que o Brasil possa candidatar-se a um lugar de destaque no novo cenário tecnológico mundial".

Segundo ele, a medida contribui para a isonomia competitiva da indústria de TICs instalada em todo o país em relação à Zona Franca de Manaus.

Zona Franca

O texto que prorroga o prazo da Zona Franca foi aprovado por 366 votos a favor, 2 contra e 3 abstenções. A proposta segue agora para o Senado. A vigência da Zona Franca estava prevista para terminar no ano de 2023. Com a prorrogação, os incentivos fiscais vão vigorar até 2073.

A aprovação fazia parte de um acordo firmado ainda no primeiro turno da votação da PEC da Zona Franca, que condicionava a votação em segundo turno à prorrogação dos benefícios para a indústria da informática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.