Outsystems reforça plano de atuação no mercado brasileiro e anuncia nova plataforma

0

Três anos após chegar no Brasil, a portuguesa Outsystems tem planos ambiciosos para a subsidiária no país — fazer com que a operação local dobre de tamanho já neste ano, tanto em número de parceiros de negócios e clientes quanto em volume de vendas, e se torne referência no mercado de tecnologia. Essa meta, na realidade, faz parte da estratégia global da companhia que é transformar a sua plataforma de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações corporativas, a OutSystems Platform, num ícone internacional, numa marca tecnológica com projeção mundial.

Hoje, com operações em 25 países dos cinco continentes e atuação em diferentes indústrias, a Outsystems elegeu alguns mercados com grande potencial de crescimento, entre eles o brasileiro, nos quais vai concentrar o foco nos próximos anos, operando por meio de escritórios próprios ou de parceiros de negócios. Além de forte presença na Europa — onde mantém escritórios em Portugal, Holanda e Reino Unido — e nos Estados Unidos, a empresa tem filiais no Oriente Médio, África, África, Ásia, Oceânia e América do Sul, por meio do Brasil.

Segundo Paulo Rosado, executivo-chefe e um dos fundadores da companhia, a OutSystems tem investido muito nos últimos anos na expansão para outros países, como o Brasil e a Austrália. Isso porque, apesar de os EUA representarem o mercado de maior crescimento — onde a empresa registra o maior volume de negócios —, ele também é o mais competitivo, observa. "A Holanda, onde já estamos presentes há algum tempo, continua a ser um mercado em crescimento e o Brasil e Austrália apresentam-se como mercados emergentes e com forte potencial", explica ele.

O CEO da Outsystems diz que o Brasil é um mercado mundial estratégico, no qual a empresa tem registrado crescimento expressivo desde que chegou ao país. Na opinião dele, essa expansão talvez se explique em razão de a Outsystems ter uma proposta focada em apoiar o negócio das empresas através da otimização do processo de desenvolvimento de software. "O CIO brasileiro é bastante pragmático e nossa plataforma permite aos departamentos de TI responderem de forma rápida às exigências do negócio."

O CEO da Outsystems Brasil, Lázaro Pinheiro, conta que o primeiro ano de trabalho foi um aprendizado sobre como funciona o mercado brasileiro. "Já no ano seguinte conseguimos adaptar o modelo de comercialização para ser mais aderente ao mercado e conquistamos um número de clientes muito bom para um início de operação" destaca.

Otimista com o crescimento da companhia no país, Pinheiro diz que pretende dobrar o número de clientes neste ano — atualmente são 35 empresas, de diversos setores — e elevar o número de parceiros de negócios, formados basicamente por integradores, de 12 para 25. Ainda neste ano, a Outsystems também deve abrir mais uma filial, agora no Rio de Janeiro, considerado um estado em potencial para os negócios e onde já possui grandes clientes. Atualmente, a empresa, que atua em todo o Brasil através de parceiros certificados, está presente em São Paulo e Recife com estrutura própria.

Saúde financeira e expansão

Mas, embora esteja atenta às oportunidades que vão surgindo em vários pontos do globo, a Outsystems não tem como meta a expansão em larga escala. "Nós já temos um pool de mercado muito grande e não temos como objetivo imediato ampliar nossa presença de forma exponencial. Queremos ter o controle das regiões onde entramos e nos concentrarmos no apoio aos parceiros de negócios nas regiões onde fizemos apostas estratégicas", ressalta Rosado.

O CEO da Outsystems também afirma que não faz parte dos planos adquirir outras empresas nem tampouco de abrir o capital (IPO). "Essas possibilidades sempre estão na mesa, mas não temos planos." Mesmo a compra de uma startup que possa complementar o seu portfólio está descartada. "Temos uma tecnologia bastante singular e não creio que haja empresa que tenha algo que possa complementar nossa plataforma", diz Rosado. A preocupação, segundo ele, é com a qualidade de maneira geral, daí o cuidado de crescer de forma controlada, investir na massificação do treinamento e na simplificação do processo de entrada das empresas no uso da plataforma.

O foco, ao menos por enquanto, é manter o crescimento de maneira orgânica, de acordo com o vice-presidente de operações internacionais, Carlos Alves. Com 12 anos de atividades no mercado, a Outsystems, segundo ele, vem registrando uma taxa de crescimento anual entre 20% e 30% nos últimos anos — a empresa não revela cifras de vendas e de receita —, impulsionada principalmente por um crescimento orgânico. O executivo acrescenta que não existe também nenhum plano de aumento de capital da companhia.

O capital da Outsystems hoje está dividido entre os quatro fundadores e os fundos de capital de risco Espírito Santo Ventures, do Grupo Espírito Santo, que tem como foco empresas de base tecnológica e projetos de negócios inovadores, e o Portugal Ventures, braço de capital de risco e private equity do governo português, que também concentra seus investimentos em empresas inovadoras, científicas e de base tecnológica, entre outras. Somente o Espírito Santo Venture fez um aporte de 2,4 milhões de euros na empresa, em 2007 — o fundo Portugal Ventures não revela o valor do investimento.

De acordo com o VP de operações internacionais, o crescimento orgânico vem sendo mantido pelos contratos de subscrição de software. Embora a plataforma seja modular, Alves diz que a Outsystems decidiu comercializá-la por meio da subscrição mensal ou anual, o que tem lhe garantido uma forte posição financeira. A subscrição, diz ele, inclui todos os componentes do software, sendo que o preço varia de acordo com a modalidade de contrato, ou seja, se o cliente tiver a ferramenta instalada em seu próprio data center, o custo é um, ou se estiver hospedada no site da Outsystems, o valor é outro.

Atualmente, a Outsystems tem em sua carteira de clientes 350 empresas globais, na qual figuram nomes como os holandeses Ing Bank e a empresa de RH RandStad, o Itaú BBA, para suas operações na Europa, a Liberty Seguros, a Cable Vision, Warner Brothers e o Exército dos Estados Unidos, além da TAP e Portugal Telecom. Recentemente, ela ampliou suas operações para o Oriente Médio, com a abertura de uma filial em Dubai; para a África, com a instalação de um escritório na África do Sul; Ásia, com uma unidade no Japão e outra em Cingapura; e a Oceania, com criação de uma filial na Austrália.

Plataforma ampliada

Nesta semana, a Outsystems também deu mais um passo na estratégia para reforçar sua marca e aproveitou a 10ª edição do NextStep, seu evento anual que reúne clientes, parceiros de negócios e a comunidade de desenvolvedores, para anunciar a versão 9 de sua plataforma. Durante a abertura do evento, Rosado destacou a importância que o momento tem para a empresa, ressaltando que ela estava muito à frente do mercado há alguns anos, visão que agora está se concretizando.

Embora a OutSystems Platform seja uma plataforma como serviço (PaaS) disponível tanto no modelo de cloud, on-premises (nas instalações do cliente) ou como solução híbrida, ele conta que ela já surgiu como cloud. "Contudo, em 2002 esse não era ainda um modelo viável e demorou mais tempo para se consolidar. Imaginávamos que iria explodir dois anos depois, mas só a partir de 2009 começou a se tornar realidade."

Rosado destacou quatro níveis de melhoria na Outsystems Platform 9, cuja versão beta estará disponível a partir do dia 31 de julho. O primeiro está relacionado à integração, já que, por exemplo, a plataforma passa a ter suporte para mais bases de dados — DB2 e MySQL juntam-se a Oracle e Microsoft SQL Server. O segundo nível diz respeito à comunidade, visto que a estratégia da Outsystems para o futuro é que os componentes e as aplicações sejam free e open source.

O terceiro aspecto é a inclusão de uma ferramenta que permite a manipulação de dados através de um dashboard mais visual. E, por fim, o mobile, com a disponibilidade uma aplicação híbrida que se adapta a smartphones e tablets Android e Apple, que utiliza HTML5 e se comporta como se fosse uma aplicação nativa. A versão comercial da plataforma está prevista para chegar ao mercado até o fim do terceiro trimestre.

* O jornalista viajou a Lisboa a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.