Cebrasse pede ingresso na Adin da PGR contra lei da terceirização

0

A Central Brasileira de Serviços (Cebrasse) pediu no Supremo Tribunal Federal ingresso como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade, impetrada pela Procuradoria-Geral da República, contra a lei da terceirização. O argumento é de que a entidade representa diversas associações na área de serviços, entre elas, a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) e o Seta (Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Televisão por Assinatura e de Serviço de Acesso Condicionado).

De acordo com a Cebrasse, o setor de serviços considera relevante a ampla legalização da terceirização. "O mundo todo está produzindo em redes, cada empresa cumpre uma função na produção de riquezas, mas nossos lideres sindicais e assemelhados querem que fiquemos presos ao passado", argumenta a entidade.

Para a central, o que menos faz sentido é a participação de magistrados trabalhistas e procuradores da república como se fossem partido político ou sindicato. "O Estado Democrático de Direito é divido pela Constituição em três poderes, e cada um deve respeitar o outro, evitar interferência, limitar-se às funções determinadas", afirma.

No caso da Adin proposta, a avaliação da entidade é de que a ação demonstraria claramente que a medida foi planejada como parte da ofensiva política do Ministério Público Federal contra o governo do presidente Michel Temer. "Não é preciso grande esforço para perceber que o PGR [Rodrigo Janot] está pessoalmente empenhado em criar o maior número possível de obstáculos e constrangimentos ao presidente da República, por razões que extrapolam, e muito, o âmbito jurídico", ressalta a entidade no documento.

A entidade rebate o argumento da PGR, que vê na lei a precarização do trabalho. "É absolutamente inverídico que a terceirização ou mesmo o trabalho temporário precarizam o emprego, pois a grande maioria dos trabalhadores destas empresas vem justamente da economia informal, e, então, são registrados em carteira e têm direitos a remuneração por piso, FGTS, INSS, 13º salário, férias remuneradas, adicional de férias, transporte, refeição, proteção quanto à segurança e saúde do trabalho, atendimento médico e outros benefícios", sustenta.

A central entende que não há qualquer inconstitucionalidade na Lei 13.429/2017 ao regular o contrato de prestação de serviços a terceiros.  Argumenta que o contrato, embora largamente utilizado no Brasil, ainda não havia sido objeto de lei que disciplinasse de forma geral essa modalidade de contratação. E opina pela improcedência total da ação.

Liminar

A Adin ajuizada pelo procurador-geral Rodrigo Janot tem como base a alegação de que o texto viola diversos dispositivos constitucionais. Um deles é a ilegalidade da tramitação, uma vez que o projeto de lei que deu origem à norma teve o pedido de devolução encaminhado ao Congresso Nacional em agosto de 2003, pela Presidência da República, que atendeu aos argumentos do então ministro do Trabalho.

Outro argumento é a ampliação "desarrazoada" do regime de locação de mão de obra temporária para atender "demandas complementares" das empresas, aliada à triplicação do prazo máximo do contrato temporário de três meses para 270 dias. Segundo Janot, isso rompe com o caráter excepcional do regime de intermediação de mão de obra, viola o regime constitucional de emprego socialmente protegido, esvazia a eficácia dos direitos fundamentais sociais dos trabalhadores e vulnera o cumprimento da Declaração de Filadélfia e das Convenções 29 e 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ao pedir a suspensão liminar da eficácia de diversos dispositivos da lei, o procurador-geral argumenta que, se forem mantidos seus efeitos, "grande contingente, de milhares de postos de emprego direto, pode ser substituído por locação de mão de obra temporária e por empregos terceirizados em atividades finalísticas, com precaríssima proteção social".

O relator da ação, ministro Gilmar Mendes pediu o apensamento de outras quatro ações sobre o tema ajuizadas pelo PT e PC do B, Rede Sustentabilidade, Confederação Nacional das Profissões Liberais e Confederações Nacionais dos Trabalhadores da Indústria Química e da Indústria Têxtil. Todas as Adins tramitam no STF com pedido de liminar. Mendes ainda não se manifestou sobre o pedido da Cebrasse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.