China adverte Microsoft para não interferir nas investigaçõespor suposto monopólio no mercado

0

Uma semana depois de abrir uma investigação contra a Microsoft por suposto monopólio no mercado chinês, especialmente de seu sistema operacional Windows, o governo daquele país alertou a empresa nesta segunda-feira, 4, para não interferir na investigação antitruste que será conduzida pela Administração Estatal de Indústria e Comércio (AEIC) da China.

A dura advertência, raramente vista em casos comerciais e normalmente reservada para questões políticas mais sensíveis da China, como as delicadas relações com o Japão e a oposição ao Dalai Lama, mostra o quão sério Pequim está levando a investigação, num momento de crescimento das tensões entre a China e os Estados Unidos devido a questões econômicas e as denúncias do ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), Edward Snowden, da existência de um programa de espionagem em massa das comunicações do governo americano em nível internacional.

A AEIC emitiu um comunicado em seu site como "aviso oficial" para a Microsoft obedecer a lei chinesa e "para não interferir ou prejudicar a investigação de qualquer forma", segundo o The Wall Street Journal. A China tem dado sinais claros de que o país deve se afastar das empresas de tecnologia estrangeiras e fortalecer sua indústria nacional para proteger os seus segredos. Nesta segunda-feira, 4, os órgãos reguladores chineses também questionaram a conselheira-geral adjunto da Microsoft, Mary Snapp.

Na semana passada, a AEIC anunciou que estava investigando a Microsoft em resposta às queixas sobre a política de bundling e à verificação de código para o sistema operacional Windows, utilizado na grande maioria dos computadores da China, e seu pacote de programas Office.

De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, os inspetores chineses fizeram cópias das demonstrações financeiras e documentos apreendidos e outros dados armazenados em computadores e servidores da empresa. Mas vários funcionários da Microsoft não puderem ser encontrados ou não estavam no país, levando as autoridades a suspeitarem tratar de uma tática para atrapalhar as investigações.

Nos últimos meses, a mídia estatal acusou a Microsoft de "abusar da sua posição dominante no mercado", acabando em abril com a atualização do sistema operacional XP, que é usado por 200 milhões de pessoas na China. No mês seguinte, o Windows 8 sistema operacional da Microsoft foi proibido de ser instalado em computadores utilizados pelo governo central, citando temores de que eles poderiam ser hackeados pelos Estados Unidos. A empresa negou qualquer irregularidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.