Atendimento via internet supera chamadas telefônicas na CPFL Piratininga

0

Pela primeira vez no Brasil uma companhia do setor elétrico, a CPFL Piratininga, do grupo CPFL Energia, conseguiu obter maior número de atendimento pela internet do que pelo call center, até então o principal canal de atendimento da empresa. A façanha, obtida em maio deste ano, se repetiu nos meses de junho, julho e agosto, indicando a consolidação do serviço. ?O cliente demonstra confiança na ferramenta e a empresa responde à altura?, afirma Milton Biral Filho, gerente de atendimento a clientes da CPFL Energia.

A CPFL Energia atende a 523 municípios e tem 5,6 milhões de clientes. Deste total, a CPFL Piratininga é responsável pela distribuição de energia elétrica para 1,3 milhão de clientes distribuídos em 27 municípios no interior e litoral do Estado de São Paulo (dentre os quais estão Santos, Cubatão, Sorocaba e Jundiaí). Somente a CPFL Piratininga realiza, em média, 299 mil atendimentos por mês em seus diversos canais de atendimento, entre consultas e solicitações de serviços (além do call center e internet, a CPFL possui agências de atendimento, agentes credenciados e equipamentos de auto-atendimento).

Em maio, quando ocorreu o primeiro registro de superação pelo meio eletrônico, a CPFL Piratininga recebeu 99 mil solicitações pela internet, enquanto que o call center ficou com 96 mil atendimentos. ?Ficamos felizes com o resultado, que já era esperado, pois existia uma curva de evolução positiva?, afirma Biral Filho. ?Mas a satisfação maior veio com a consolidação do fato, com a repetição dos resultados nos meses seguintes?, complementa. Em junho, julho e agosto os números de solicitações via internet foram 93, 108 e 103 mil, respectivamente, contra 92, 105 e 91 mil atendimentos pelo call center em igual período.

Para Biral, a chave do sucesso está na simplicidade do sistema, associada à automação e disponibilidade do serviço durante 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. ?Toda solicitação gera, automaticamente, uma ordem de serviço?, explica. ?Se a resposta não o satisfaz, o cliente se comunica com a empresa via chat ou e-mail, ou seja, ele continua utilizando a internet para encontrar a solução mais adequada à sua necessidade?. A maioria das solicitações é referente à consulta de débitos, emissão de segunda via de conta e atualização cadastral, entre outras.

O serviço de atendimento via internet foi implantado na CPFL em 2001. ?Iniciamos na época do racionamento disponibilizando apenas um endereço de e-mail específico para pedidos de revisão de metas de consumo e a resposta foi tão positiva que os serviços foram ampliados imediatamente?, afirma Biral. Pela internet, o cliente pode solicitar diferentes tipos de serviços, como a substituição de uma lâmpada queimada ou uma nova ligação residencial, comercial ou industrial. ?Mas a campeã de solicitações tem sido a impressão da segunda via da fatura de energia elétrica. A impressão, pela internet, não tem custo para o cliente?, diz Biral.

Outra empresa do grupo CPFL Energia, a CPFL Paulista apresenta uma evolução nos atendimentos via internet, que já é o segundo principal canal de atendimento da concessionária. Em julho e agosto a empresa recebeu 213 mil e 218 mil solicitações pela internet, respectivamente.

A CPFL Paulista atua no interior do Estado de São Paulo, nas regiões de grandes cidades como Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Araçatuba, São Carlos, Marília, Franca e São José do Rio Preto, entre outras. Ao todo, são 234 municípios e 3,3 milhões de clientes. ?Nosso atendimento pela internet é rápido e eficiente, o que motiva a preferência das pessoas?, conclui Biral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.