Hospital Oswaldo Cruz inaugura centro de inovação focado em ciência de dados

0

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugurou recentemente seu Centro de Inovação e Educação em Saúde, que irá abrigar uma incubadora e aceleradora de startups, laboratório de ciência de dados e uma ampla estrutura para treinamento de profissionais da saúde, com plataformas inovadoras e tecnologia de ponta.

O projeto, que marca a celebração dos 122 anos da Instituição, comemorados no dia 26 de setembro, coloca o Hospital na disputa pelo mercado digital da saúde. Na área de gestão de dados, o projeto terá parceria da Oracle, que pela primeira vez na história se alia a um hospital nas Américas para desenvolver projetos de análise e modelagem de dados.

Com um time dedicado o laboratório contará com profissionais do Hospital, da Oracle, e de parceiros como a Phillips, Medtronic, Macrosul, Linet, faculdade de tecnologia FIAP, dentre outros, que irão elaborar estudos e modelagem de dados nas áreas de gestão de saúde populacional, pesquisa científica e gestão na área da saúde. A unidade vai atender a demandas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, planos de saúde e laboratórios farmacêuticos e outras organizações.

O projeto também vai abrigar startups na área da saúde, que inicialmente serão selecionadas a partir da participação do Hospital no programa Startups Connected, da Câmara Brasil-Alemanha, que tem como objetivo fomentar a conexão entre micro e grandes empresas, além da criação de novas soluções em conjunto. O Centro também irá acelerar startups de saúde que já estejam desenvolvendo projetos no mercado voltados ao setor. Dependendo do estágio de cada projeto, elas serão aceleradas no Centro ou poderão receber investimentos para alavancagem dos projetos.

O Hospital pretende auxiliar as startups na captação de recursos junto a instituições de fomento à pesquisa e poderá investir recursos próprios, considerando a fase de maturação e da solução apresentada. Projetos baseados em inteligência artificial também serão abrigados no Laboratório de Ciências de Dados em Saúde, que já está trabalhando em soluções para as áreas de radiologia e segurança do paciente.

Com investimentos de R$10 milhões em instalações físicas, infraestrutura, capacitação e contratação de pessoal, o Centro, localizado na Avenida Paulista, importante polo econômico do país, ocupa uma área de 800 m² e faz parte do ciclo de investimentos do planejamento estratégico da Instituição no pilar Inovação, Pesquisa e Educação, com o objetivo de incorporar novos conceitos e práticas, fomentar o desenvolvimento de soluções, criar novos produtos, além de contribuir para a formação e o aperfeiçoamento profissional de toda a cadeia do setor da saúde.

"Atuar de forma pioneira, estimulando o desenvolvimento da medicina e da saúde está no DNA do Hospital. O Centro de Inovação pretende ser protagonista neste mercado que passa por constantes transformações. Os projetos e soluções desenvolvidas pelo time de profissionais do Centro têm como principal objetivo contribuir para a melhoria da saúde da população", afirma Paulo Vasconcellos Bastian, CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.