Santos Brasil moderniza operação com pacote da Siebel

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A Siebel acaba de anunciar que a Santos Brasil, operadora de contêineres, escolheu o Siebel Professional Edition para automatizar suas equipes de vendas, comercial e de atendimento. A Santos Brasil controla o maior terminal de contêineres da América Latina, localizado no porto de Santos. O direito de exploração, válido por 25 anos, foi conquistado em leilão público por US$ 250 milhões há cerca de três anos e, desde então, a empresa vem se dedicando a um processo de modernização poucas vezes visto no setor.

Parte desse processo passa pelo Siebel Professional Edition, recém-adquirido pela companhia e já em processo de implementação. ?No início de nossa operação montamos uma central de atendimento ao cliente, baseada em PABX. Decidimos que era hora de buscar uma solução integrada de relacionamento?, explica Ricardo Abbruzzini Filho, gerente de informática da Santos Brasil.

O executivo lembra que boa parte dos aplicativos utilizados pela empresa são desenvolvidos internamente, mas essa é uma regra válida apenas para aqueles diretamente relacionados ao negócio da empresa. Após uma pesquisa de mercado, a escolha recaiu sobre o suíte Professional Edition, da Siebel. ?Vimos diferenciais. O módulo Siebel Tools, por exemplo, se integra facilmente aos nossos sistemas operacionais?, lembra.

O projeto desenvolvido pela equipe de TI da Santos Brasil prevê a integração do call center da companhia aos outros sistemas, o que vai permitir a integração de áreas-chave para a companhia. ?Isso vai melhorar a comunicação entre as equipes de atendimento e de vendas, que são áreas que, hoje, não se comunicam?, afirma Abbruzzini Filho.

Outra ponta do projeto inclui a automação da força de vendas de Santos Brasil por meio do Siebel Móbile Sales, que estará disponível nos notebooks dos cerca de 13 profissionais da equipe de vendas da empresa. ?Eles levarão aos clientes todas as informações necessárias. O passo seguinte será a disponibilização, para os níveis de gerência e diretoria, dos históricos de finanças?, diz o gerente.

A adoção das ferramentas envolve também algumas atualizações de estrutura. A central telefônica, por exemplo, foi substituída por outra, considerada pelos técnicos da empresa mais aderente às ferramentas da Siebel. Além disso, um novo servidor IBM Intel está sendo comprado, enquanto a base de dados Oracle será mantida em um Unix, também IBM.

Além dos sistemas internos, como os de gestão de terminais e gestão de navios, os aplicativos Siebel serão integrados também ao ERP Microsiga. ?Nossa expectativa é que, em seis meses, tanto os sistemas de vendas como o de call center estejam integrados aos demais, e que possamos, inclusive, realizar contratos por meio da nova ferramenta?, conclui Abbruzzini Filho.

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