Grupo Anima Educação investe cerca de R$ 2 mi em rede Wi-Fi para atender mais de 82 mil alunos

0

O Grupo Anima Educação, um dos maiores conglomerados mantenedores de universidades do país, precisou investir em uma infraestrutura de rede capaz de oferecer acesso rápido, estável, gerenciado e seguro a seus estudantes e professores. Com investimento de mais de R$ 1,8 milhão, a opção da empresa foi por uma arquitetura de rede Wi-Fi. A tecnologia escolhida para a infraestrutura da rede foi da Aerohive Networks, fornecedora soluções de rede móvel sem controladora e com gerenciamento na nuvem.

O projeto, segundo a empresa, vai beneficiar 82 mil alunos espalhados por 18 campi nos Estados de São Paulo e Minas Gerais e 12 polos de ensino a distância.

O grupo empresarial educacional é mantenedor das instituições de ensino superior Unimonte sediada em Santos, no litoral de São Paulo, os Centros Universitários UNA e UniBH, em Minas Gerais, Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, e a HSM, instituição de educação executiva.

De acordo com Diego Arcanjo Lopes, coordenador de operações de redes do Grupo Anima, o grande objetivo do projeto era encontrar uma infraestrutura de rede segura e de alta performance capaz de oferecer uma navegação veloz e de qualidade. "O complexo educacional contava anteriormente com uma solução de baixo desemprenho que gerava um grande número de reclamações. Com a nova estrutura, professores, funcionários e alunos têm acesso à rede Wi-Fi a partir de qualquer ponto das instalações do campus, o que permite que eles naveguem com extrema rapidez inclusive nos horários de pico. Registramos queda de 100% no número de reclamações por problemas no acesso", comemora.

Rede de grande porte

Em função da grandiosidade do projeto, a implementação dos equipamentos vem sendo executada de forma gradativa. Até agora, já foram instalados 760 pontos de acesso distribuídos em 18 campi pertencentes à Unimonte (Santos), Centros Universitários UNA (Grande Belo Horizonte e Contagem), UniBH (Belo Horizonte), Universidade São Judas Tadeu (São Paulo) e HSM (São Paulo).

Para a execução do projeto foi necessário contar com uma integradora especializada que tivesse a capacidade técnica de suportar uma rede de grande porte. A selecionada foi a Inovatecstp, empresa parceira da Aerohive que, além de responsável pela coordenação da implantação da nova rede, responde também pela integração dos pontos de acesso AP 230, AP 121 e AP 330.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados. A Aerohive desenvolveu uma arquitetura inovadora, diferente dos outros players do mercado, capaz de entregar o serviço com qualidade por meio de uma interface simples. Agora somos referência e disponibilizamos uma rede wireless de ponta", ressalta Lopes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.