Toshiba estuda fazer spinoff da divisão de PCs e fundir operação com outro fabricante

1

A Toshiba está estudando a separação (spinoff) de sua divisão de computadores pessoais e fundi-la ao negócio de PCs de outra empresa da indústria eletrônica, segundo pessoas familiarizadas com o assunto disseram ao The Wall Street Journal nesta sexta-feira, 4. A cisão é parte do plano de reestruturação da empresa para se desfazer dos negócios não rentáveis, tais como semicondutores, PCs e TVs, anunciado após o escândalo contábil de US$ 1,3 bilhão no início deste ano, que levou a demissão de executivos do alto escalão.

O conglomerado de eletrônicos japonês admitiu que havia inflado o lucro nos balanços em várias unidades de negócios durante anos. A Toshiba já tinha anunciado em outubro que planeja vender parte de sua unidade de semicondutores para Sony, ou até mesmo vender participação total nessa unidade. As fontes disseram ao jornal americano que a companhia está em contato com várias outras empresas que produzem PCs no Japão, incluindo Fujitsu, e vários fabricantes estrangeiros.

O jornal japonês Nikkei foi o primeiro a revelar que a Toshiba está em negociações para uma possível fusão da divisão de computadores pessoais à de outro fabricante de PCs. O diário disse que a fabricante de PCs Vaio, empresa surgida após a compra da unidade de computadores da Sony, agora controlada por um fundo de investimentos, seria uma das empresas com as quais ela estaria em conversações. Procurada pelo jornal, a Vaio negou a existência de tais discussões e classificou como "especulação completa".

A Toshina tem uma longa história no mercado de computadores pessoais. A empresa se autointitula como a primeira fabricante de um PC portátil, disponível comercialmente no mundo em 1985. Mas a unidade não tem sido lucrativa nos últimos anos, deixando a marca muito atrás dos líderes da indústria. Segundo a empresa de pesquisas Euromonitor, a Toshiba tem uma participação de 2,3% no mercado global de computadores portáteis e tablets, enquanto a Apple tem 21,1% e a Samsung, 13,2%. Além disso, já faz algum tempo que ela parou de fabricar desktops.

Várias empresas de eletrônicos japonesas deixaram o mercado de PCs ou mantiveram participações em empresas para as quais repassaram suas marcas. A Hitachi e Sharp, por exemplo, saíram do negócio, enquanto a NEC menteve uma participação minoritária no negócio de PCs com a fusão de sua divisão com a chinesa Lenovo. A Panasonic é uma das únicas que continuam nesse mercado, com o fornecimento de laptops a clientes corporativos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.