Alibaba sai na frente e realiza entregas com drones na China

0

Embora a Amazon tenha anunciado há cerca de dois que estava testando a realização de entregas de encomendas via drones, veículos aéreos não tripulados, foi o Alibaba que saiu na frente. A gigante chinesa do comércio eletrônico começou a entregar na quarta-feira, 4, de maneira experimental, pedidos de chá de gengibre com drones.

Inicialmente serão feitas apenas 450 entregas de pacotes de uma marca de chá mediante um vendedor selecionado ao acaso no site de compras Taobao, pertencente ao grupo chinês. A operação será realizada em parceria com Shanghai YTO Logística Express Co., em apenas três cidades chinesas — Pequim, Xangai e Cantão. A Taobao divulgou uma foto de um drone que transportava um pacote de chá em uma caixa branca.

Os vôos, se bem-sucedidos e não contestados pelas autoridades, dará grande impulso às entregas por drones na China, onde o espaço aéreo está sob controle militar, que aloca apenas um quinto do espaço aéreo para uso civil. Amazon só pode começar a testar entregas por drones depois de pedir a Administração Federal de Aviação dos EUA para acelerar a aprovação para os testes no estado de Washington.

"A China ainda está na fase inicial de estabelecimento de regulamentação sobre o uso comercial de drones; muitas áreas ainda estão completamente em branco", disse Zhang Qihuai, advogado do escritório Lanpeng Law, em Pequim, à Bloomber News. "Regulamentos-chave a respeito da altitude de vôo e responsabilidade por acidentes, por exemplo, ainda não foram estabelecidos. Ainda há um longo caminho a ser percorrido antes de seu uso comercial ser aprovado na China."

O Alibaba e a YTO disseram ter notificado as autoridades aeronáuticas chinesas sobre os voos, conforme exigido pela regulamentação e acreditam que cumpriram todas as normas existentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.