Novo serviço da Serasa monitora a Dark Web

0

"Você pode não saber, mas já devem saber muito sobre você". É com essa informação alarmante que o site do Serasa Antifraude informa se seus dados podem ter sido vazados e/ou comercializados na Dark Web.

Para entender o que o termo Dark Web significa, é preciso imaginar que a internet "tradicional" tem a forma de um iceberg. Na ponta visível deste iceberg está a surface, nome dado à internet usada diariamente.

Já na parte submersa deste mesmo iceberg – muito maior que sua ponta e invisível aos olhos – está a Deep Web, repleta de conteúdos secretos, censurados e criptografados, isto é, com forte controle de segurança para que não estejam disponíveis em sites de busca.

É nessa camada mais obscura, popular entre hacktivistas e criminosos virtuais, com sites e fóruns usados para distribuição e troca de informações sobre assuntos ilícitos, que está a Dark Web. O anonimato é um dos maiores atrativos para quem faz uso dessa parte da internet, já que permite traficar bens roubados, drogas, armas, materiais ilegais, conteúdos censurados ou até mesmo participar de grupos de ódio, extermínio (como noticiado recentemente na cidade de Suzano) e crimes que envolvem compra e venda de informações das pessoas para práticas de extelionatos, pedidos de crédito e golpes em geral.

Apesar da procura sobre o tema ter subido nos últimos dias, segundo pesquisa exclusiva do Serasa Consumidor para mapear qual a intimidade dos usuários da internet com o assunto, foi apurado que 38% dos consumidores entrevistados nunca ouviram falar no termo Deep Web, e apenas 2% souberam explicar o que é Dark Web. Ainda de acordo com o levantamento, 91% dos consumidores dizem não conhecer nenhuma forma de checar se seus dados estão sendo exibidos de maneira indesejável.

Com esses importantes indicativos em mãos e sabendo que as pessoas estão cada vez mais conectadas e expostas à golpes online, o Serasa Antifraude, que além de ofertar soluções para os consumidores que desejam manter seus documentos protegidos, agora passa a oferecer monitoramento de informações na Dark Web.

O primeiro serviço, que está disponível no site do Serasa Antifraude de forma gratuita, aponta se seu e-mail foi vazado na Dark Web, e mais importante: faz esse monitoramento e alerta, avisando o consumidor sobre qualquer exposição e dando orientações de procedimentos de segurança.

Já a versão paga do produto, indica em qual site seu e-mail foi vazado e/ou comercializado. Outra importante informação que causa uma preocupação imediata, se deve ao fato do site mostrar em tempo real o número aproximado de dados vazados desde que o usuário acessou a página do Serasa Antifraude. A velocidade com que o número aumenta é assustadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.