Publicidade
Início Notícias Gestão Banco do Brasil lidera índice de reclamações contra instituições financeiras no 1º...

Banco do Brasil lidera índice de reclamações contra instituições financeiras no 1º trimestre

0
Publicidade

Banco Central divulgou nesta sexta-feira, 5, que vai disponibilizar um aplicativo que permitirá aos correntistas fazerem reclamações contra bancos por dispositivos móveis. O anúncio feito na coletiva de imprensa para divulgação ranking de reclamações contra instituições financeiras, referente ao primeiro trimestre de 2017. O Banco do Brasil foi o que mais recebeu reclamações consideradas procedentes, seguido pelo Bradesco. Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú.

Nesta sexta, o BC também anunciou que, a partir de agora, os clientes vão poder acompanhar o andamento das reclamações feitas contra bancos pela internet e pelo telefone.

O BC anunciou ainda mudanças no serviço que fornece o ranking de reclamações contra bancos. Uma das alterações está no site do ranking, que trará informações sobre as queixas contra todas as instituições.

De acordo com a instituição, a divulgação do ranking de bancos e conglomerados passará a ser trimestral. No ano passado, o ranking era divulgado mensalmente e, no começo de 2017, passou a ser bimestral..

O BC informou ainda que está sendo elaborado um ranking somente para as financeiras – segmento que vem ganhando importância para os cidadãos que precisam de crédito

O ranking foi dividido entre instituições como mais e menos de 4 milhões de clientes. Os 10 mais com mais de 4 milhões de clientes são:

Instituição                                        percentual          número de clientes

 

1- Banco do Brasil (conglomerado) 25,84%                                     59.432.237

Reclamações válidas – 1536

2 – Bradesco (conglomerado)            25,82%                                      92.106.865

Reclamações válidas –  2.379

3 – CEF (conglomerado)                      24,61%                                      84.016.461

Reclamações válidas –  2.068

4 – Santander (conglomerado)           21,87%                                      37.527.740

Reclamações válidas – 821

5 – Itaú (conglomeardo)                      18,66%                                       68.531.765

Reclamações válidas – 1.279

6 – Banrisul (conglomerado)              13,37%                                      4.410.257

Reclamações válidas – 59

7 – Votorantim (conglomerado)         7,78%                                       4.109.589

Reclamações válidas –  32

8 – Midway SA Cred. Fin. Inv.              1,23%                                      6.451.982

Reclamações válidas – 8

9 – Pernambucanas (conglomerado)   0,91%                                        4.374.493

Reclamações válidas – 4

10 – Banco do Nordeste do Brasil        0,50%                                       5.908.110

Reclamações válidas – 3 

Fonte: BC – 1o trimestre de 2017

Para obter o índice, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes do banco e multiplica o valor por 1 milhão. O órgão criou a fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile