RNP lança projeto de computação em nuvem para comunidade acadêmica

0

BRASÍLIA— A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por operar a rede acadêmica dedicada à pesquisa colaborativa no país, em conjunto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Pernambuco (IFPE), lança na próxima segunda-feira, 8, o projeto piloto Centro de Dados Compartilhados (CDC) no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). De acordo com a RNP, trata-se do primeiro projeto dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) de um serviço de computação em nuvem para a comunidade de ensino e pesquisa no país, em parceria com a fabricante chinesa de equipamentos de telecom Huawei.

Segundo a instituição, em um primeiro momento, o objetivo do CDC será prover infraestrutura como serviço, porém, por se tratar de um projeto piloto, a sua capacidade será limitada no início, a fim de possibilitar a experimentação da plataforma. Para a sua implantação, a RNP contará com a solução Conteiner Data Center IDS1000, doada pela Huawei, e será responsável pela importação e entrega dos contêineres e equipamentos em Recife e Manaus. Além da implantação do CDC no IFPE, esse mesmo projeto prevê a criação de outro CDC no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus.

De acordo com a gerente de projetos da RNP, Graciela Marins,"os resultados contribuirão para a definição de políticas públicas e o estabelecimento de metas e diretrizes para ações futuras relacionadas à entrega de computação em nuvem para a comunidade de ensino e pesquisa". Após a execução do projeto piloto, com término previsto para 2014, quando entrará em operação o CDC de Recife e Manaus, a RNP espera ampliar essas ações para atender outras necessidades de armazenamento e processamento na nuvem da comunidade de ensino e pesquisa no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.