Tim Cook amplia medidas de segurança do iCloud após vazamento de fotos

0

O CEO da Apple, Tim Cook, declarou nesta sexta-feira, 5, que a companhia adicionou medidas extras de segurança para seu serviço de armazenamento em nuvem iCloud, após o recente vazamento de fotos de celebridades nuas, salvas em contas do iCloud supostamente hackeadas.

Em sua primeira entrevista após o incidente, Cook explicou que o novo sistema de segurança inclui alertas ao usuário, caso alguém tente alterar a senha da conta, o download de arquivos do iCloud para um novo dispositivo ou registrar um novo dispositivo em uma conta. Os usuários podem então alterar suas senhas imediatamente ou notificar a equipe de segurança da Apple. Segundo o executivo, os alertas devem ser implementados em duas semanas.

Além disso, a Apple também vai ampliar o uso de um sistema de segurança avançado conhecido como "autenticação de dois fatores", que exige que o usuário atenda a dois critérios de autenticação: uma combinação de nome de usuário e senha e uma chave de segurança extra para acessar a conta. O recurso também fará parte da próxima versão do seu sistema móvel operacional iOS, que deve ser lançada no fim do mês.

Phishing

Sobre o vazamento das fotos de celebridades nuas na web, Cook negou que o incidente tenha sido consequência de qualquer violação dentro dos sistemas da Apple, e explicou que as contas de celebridades foram comprometidas por hackers que responderam corretamente as perguntas de segurança para obter as senhas ou utilizaram técnicas de phishing padrão – tipo de e-mail fraudulento que enganam as vítimas para roubar seus dados.

Na entrevista ao jornal americano, o CEO reiterou que a Apple poderia ter feito mais para conscientizar as pessoas sobre os perigos de hackers tentarem invadir suas contas ou como criar senhas mais seguras.

"Quando penso nesta terrível situação que aconteceu e digo o que mais poderíamos ter feito, eu penso sobre a peça de consciência", disse Cook. "Temos a responsabilidade de ajustar isso. Isso não é realmente uma coisa de engenharia", acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.