Facebook e Eutelsat levarão conexão por satélite à África

0

O Facebook e a operadora de satélites Eutelsat anunciaram parceria nesta segunda, 4, para levar conexão por satélite à região subsaariana da África. O projeto, que também envolve um acordo plurianual com a operadora de VSAT do Oriente Médio Spacecom, é parte do plano Internet.org e visa utilizar toda a capacidade de banda Ka do satélite geoestacionário AMOS-6, além de um sistema com gateways e terminais. O serviço começará a operar no segundo semestre de 2016 e cobrirá com sinais de alta capacidade as partes Oeste, Leste e Sudeste do continente africano.

Em comunicado, as empresas afirmam que a capacidade será otimizada para acesso "comunitário e direto-ao-usuário" utilizando equipamentos comuns e com preço acessível. Nos termos do acordo, a capacidade será compartilhada entre Eutelsat e o Facebook.

A ideia do Facebook é estabelecer acordos locais pela África para utilizar capacidade de satélite e terrestre para entregar "serviços a áreas rurais". Por estar ligado ao Internet.org, dá a entender que o acesso poderá ser efetuado por meio do Free Basics, novo nome da plataforma de acesso móvel (antes também chamada de Internet.org); e que poderá envolver no acordo operadoras móveis locais. No comunicado, o VP do Internet.org, Chris Daniels, afirmou que a "missão do Facebook é conectar o mundo".

Com o projeto, a Eutelsat pretende expandir a atuação na África subsaariana, onde atua com banda Ku atualmente. Assim, a empresa vai estabelecer uma nova companhia baseada em Londres e que vai "guiar a visão e os negócios de banda larga" na África. Essa subsidiária será dirigida pelo fundador e ex-CEO da Tiscali International Network, Laurent Grimaldi, e focará em segmentos de consumidores premium e segmentos profissionais.

Congresso Latino-Americano de Satélites

O vice-CEO da Eutelsat, Michel Azibert, apresentará no segundo dia do Congresso Latino-Americano de Satélites, na sexta-feira, 16, sessão especial "O Brasil na perspectiva internacional", na qual falará o que querem e o que buscam as operadoras estrangeiros. A 15ª edição do evento acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 15 e 16 de outubro. Confira a programação clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.