A adoção de ferramentas de inteligência de negócios — business intelligence (BI) e business analytics (BA), incluindo big data — não vem crescendo de acordo com a expectativa do mercado. A informação é do diretor de pesquisas de BI do Gartner, João Tapadinhas, que participou nesta terça-feira, 5, do Symposium ITxpo 2013, em São Paulo.
Ele explicou que em 2011 o mercado havia crescido 17%, mas que esse índice caiu para 7% no ano passado, o que surpreendeu os analistas de mercado. Para Tapadinhas, a explicação é que, após enfrentarem a crise econômica daquele período, as empresas começaram a repensar seus modelos de negócios e testar novas tecnologias.
Uma delas é o big data, que ainda está em experimentação pelo mercado neste ano e tendo as primeiras implantações . Pesquisa com 720 empresas ao redor do mundo revela que menos de 8% delas já implantaram essa tecnologia, 20% estão na fase de piloto ou experimentação, 18% estão desenvolvendo a estratégia e 19%, obtendo conhecimento. As demais não planejam adotá-la.
Para o diretor de pesquisas do Gartner, a expectativa é que em 2016 o mercado volte a crescer 10%, já que os investimentos em BI e BA, de certa forma, ainda estão represados. Mas ele avalia que já em 2015, um ano antes, haverá um novo cenário com o surgimento de empresas inovadoras com novas ferramentas. "Os fornecedores terão que ofertar soluções para que os usuários possam conectar as informações e fazer suas análises de forma independente, sem contar com o envolvimento do pessoal da área de TI. Novos paradigmas que o fornecedor tradicional hoje não está entregando", ressalta.