Taxa de inovação de serviços de telecom e informática cresce, mas a da indústria cai

0

Apesar de as indústrias brasileiras terem investido mais em pesquisa e desenvolvimento (P&D), no triênio de 2009 a 2011, atingindo R$ 64,9 bilhões — o equivalente a 2,56% da receita líquida de vendas —, a taxa de inovação da atividade caiu para 35,7% no período, de acordo com a Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), divulgada nesta quinta-feira, 5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre 2006 e 2008, essa taxa havia sido de 38,1%.

Esse aparente contrassenso pode ser explicado por uma série de fatores. Um deles é que, apesar de as empresas terem mostrado um esforço para inovar, nem sempre isso se configura em aumento da taxa de inovação, pondera o gerente da Pintec, Alessandro Pinheiro. Outro aspecto apontado por ele é que o resultado do investimento em inovação normalmente demora a aparecer, e muitas vezes não entra no mesmo triênio.

Pinheiro observa que nesse rol de fatores é preciso incluir também a crise financeira que eclodiu em 2008, bem como os elevados custos para inovar e a falta de pessoal qualificado, além de uma maior aversão ao risco, conforme mostra a pesquisa. "Todos esses componentes podem ter induzido uma mudança de comportamento do empresariado e esfriado os planos das empresas que pretendiam investir ainda mais em inovação." O coordenador da Pintec ressalta também que a valorização do real no período incentivou as importações, particularmente da China, e promoveu uma autêntica invasão de produtos daquele país no mercado nacional.

A maior expansão da taxa de inovação ocorreu no segmento de serviços selecionados (edição, telecomunicações e informática), que cresceu 36,8%, acima dos 35,6% da indústria. Apesar disso, Pinheiro observa que não é possível comparar os dois períodos e concluir que houve aumento. "Os resultados não são diretamente comparáveis, uma vez que houve a inclusão do setor de eletricidade e gás e dos serviços de engenharia, arquitetura, testes e análises técnicas." "Também é preciso considerar que os serviços selecionados são intensivos em conhecimento e normalmente apresentam índices mais elevados e inovação."

A pesquisa mostra que na indústria houve predominância de empresas que inovaram apenas em processo (18,3%), seguidas pelas inovadoras em produto e em processo (13,4%). Apenas 3,9% inovaram só em produto. Nos serviços selecionados, 21,8% das empresas inovaram tanto em produto quanto em processo, 9,7% foram inovadoras apenas em processo e 5,4% somente em produtos. Entre as empresas do setor de eletricidade e gás, 41,9% das empresas que inovaram somente em processo, 1,8% em produto e processo e 0,4% só em produto.

Ferramentas de inovação

O principal instrumento utilizado pelas empresas para a implementação das inovações foi a compra de máquinas e equipamentos, considerada de importância alta ou média para 73,5% das empresas inovadoras. Na sequência, aparecem treinamento (59,5%) e aquisição de software (33,2%). Na indústria, esta sequência se mantém, com a aquisição de máquinas e equipamentos sendo a mais relevante para 75,9% das empresas, seguida de treinamento (59,7%) e aquisição de software (31,6%).

Já nos serviços selecionados, a atividade de treinamento foi apontada como a mais relevante para 57,0% das empresas, seguida da aquisição de máquinas e equipamentos (51,9%). Em contraposição, aparece como menos importante para ambas, a atividade de aquisição externa de P&D (6,4% para a indústria e 12,0% para serviços selecionados). Nas empresas de eletricidade e gás, as atividades relacionadas a treinamento (67,6%) e aquisição de software (65,5%) foram as de maior relevância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.