BlackBerry anuncia plano para desenvolver software para carros autônomos e entrar na disputa com Apple, Google e Tesla

0

A BlackBerry anunciou nesta quarta-feira, 6, que planeja desenvolver um software para carros autônomos e entrar na disputa desse mercado com gigantes como Apple, Google e Tesla Motors.

A divisão de software QNX da companhia fez demonstrações na CES 2016, que acontece está semana em Las Vegas, de um carro que utiliza ferramentas desenvolvidas por outras empresas de software e hardware com o sistema operacional QNX, capazes de digitalizar os obstáculos, impedindo-o de se afastar de uma rodovia, além de se comunicar sem fio com outros veículos nas proximidades para evitar acidentes.

O QNX já é utilizado por montadoras como Ford Motor para construir sistemas de entretenimento em automóveis. O software do BlackBerry para sistemas de navegação e entretenimento em automóveis é usado em mais de 60 milhões de veículos, incluindo como parte do sistema de sincronização de infotainment da Ford. A BlackBerry quer estender esse modelo para a tecnologia de carros autônomos, fornecendo uma plataforma central que outras empresas podem usar para construir suas próprias ferramentas.

"Nós não estamos fazendo os algoritmos tomam decisões sobre a condução [do veículo]", disse Derek Kuhn, vice-presidente sênior de Internet das Coisas da BlackBerry, em uma entrevista na CES à Bloomberg. "Nós estamos fornecendo os blocos de construção para que a eletrônica do automóvel tome as decisões", completou, acrescentando que a tecnologia pode ser uma alternativa para as montadoras que estão pensando em desenvolver seu próprio software para veículos autônomos ou em uma parceria com Apple ou Google.

"O mercado ainda está em aberto e a BlackBerry não quer ficar de fora", disse com Jeremy Carlson, analista de tecnologia automotiva da IHS. "Há uma série de passos intermediários que precisam acontecer antes que os carros totalmente autônomas estejam nas estradas", observou. "Há uma abundância de oportunidades para todos", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.