Gartner estima que a receita mundial de semicondutores cresceu 1,5% em 2016

0

O Gartner  aponta que a receita mundial de semicondutores totalizou US$ 339,7 bilhões em 2016, um aumento de 1,5% em relação ao faturamento de 2015 de US$ 334,8 bilhões, de acordo com os resultados preliminares A receita combinada dos 25 maiores fornecedores de semicondutores aumentou 7,9% em relação a 2015 e representou 75,9% do mercado.

"Após um início de ano fraco, caracterizado pela queima de estoques, a segunda metade de 2016 foi impulsionada pela reposição de produtos e pelo aumento da demanda e dos preços. No geral, a receita de semicondutores na segunda metade do ano foi muito mais forte do que na primeira, refletindo o fortalecimento do mercado de dispositivos de memória e o reabastecimento contínuo do estoque, bem como a criação de reservas para o iPhone 7 e a temporada de fim de ano", explica  Adriana Blanco, analista sênior de Pesquisas do Gartner.

A Intel manteve-se no primeiro lugar, somando 25 anos como a principal fornecedora de semicondutores, com 15,9% de participação no mercado. A Samsung Electronics continuou com a segunda posição pelo 15º ano, com 11,8%. Já a Broadcom Ltda. obteve o melhor desempenho no top 25, subindo 11 posições para chegar ao quinto lugar após a aquisição da Broadcom Corporation pela Avago Technologies.

cliquena imagem para ampliar

"Quando se trata de aplicações finais, os mercados de wireless e computação são os maiores para semicondutores, porém eles mostraram padrões de crescimento muito diferentes em 2016", afirma Adriana. "A receita wireless cresceu 9,6% e continuou a ser impulsionada pelos smartphones e pelo seu mercado de dispositivos de memória, que teve condições muito mais favoráveis do que esse setor em geral, em parte devido ao forte crescimento de conteúdo de bit e ao melhor desempenho de outras categorias de aparelhos, incluindo ASICs (do inglês, Application Specific Integrated Circuits, ou seja, Circuitos Integrados de Aplicação Específica) e sensores não-ópticos. A receita de computadores, por sua vez, recuou 8,3%, mantendo-se levada pelo lento mercado de PCs e de tablets e pela orientação do segmento de equipamentos de memória."

O mercado de dispositivos de memória em 2016 começou com excesso de oferta e com declínio de preço de DRAM (memória RAM de acesso direto, que armazena cada bit de dados em um condensador ou capacitor) e de NAND (memória Flash). Na metade do ano, ambas tiveram queda de disponibilidade, sofrendo forte aumento nos preços. O mercado de NAND, em particular, teve um começo turbulento em 2016, prejudicado por condições de oferta excessiva, mas déficits profundos e o aumento dos preços durante o segundo semestre estimularam o crescimento.

Em termos de fatores macroeconômicos, durante 2016, o euro ficou relativamente estável comparado ao dólar americano, enquanto o iene se fortaleceu significativamente. A decisão do Reino Unido de sair da União Europeia em junho de 2016 não teve efeito expressivo no mercado mundial de semicondutores, embora a demanda por equipamentos na região tenha sido atingida por preços mais altos como resultados de um enfraquecimento da libra esterlina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.