Kyocera adota sistema contra o uso de baterias falsificadas

0

Os próximos modelos de celulares a serem lançados pela Kyocera serão equipados com um sistema de segurança que impede o uso de baterias falsificadas ou de fabricantes que não são certificados. A medida visa proteger o consumidor e evitar o uso de baterias potencialmente perigosas, assim como desestimular o surgimento de um mercado ilegal de baterias.

Os aparelhos utilizarão um sistema baseado em codificação e com patente requerida que identifica se a bateria utilizada é falsa e impede a sua recarga. Para tanto, circuitos lógicos serão implantados em todas as baterias Kyocera, cada um deles com um identificador exclusivo, como se fosse uma impressão digital.

A bateria será reconhecida como autêntica apenas após ela e o telefone terem se comunicado com êxito através de camadas de codificação baseadas na autenticação de dados. De acordo com a empresa, a probabilidade matemática de se criar uma bateria não-autorizada que possa driblar o sistema concebido é de uma em dezenas de bilhões.

?Conduzimos testes exaustivos de baterias falsificadas e não-originais produzidas para as principais marcas de aparelhos celulares e, na maioria das vezes, o custo desse produto é menor por conta da remoção de características e componentes de segurança importantes?, informou o chefe de engenharia de baterias da Kyocera, Eddie Forouzan.

Segundo ele, praticamente todas as tecnologias de autenticação criadas até hoje pelo setor ? de etiquetas com hologramas a soluções de chips estáticos de identificação ? foram comprometidas pelos fabricantes de produtos não-originais.

Há vários anos a Kyocera vem adotando medidas para evitar o uso de baterias falsificadas, desde o recall preventivo de baterias até a ampla colaboração com instituições de segurança. A empresa ajudou a criar o Grupo de Trabalho IEEE/CTIA 1725, organismo setorial global destinado à melhoria permanente da confiabilidade das baterias de telefones celulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.