SEPRORGS envia ofício à Sefaz do Rio Grande do Sul contra cobrança de ICMS para licenças de software

0

O presidente do SEPRORGS, plataforma de negócios e representatividade para empresas de TI do Rio Grande do Sul, Diogo Rossato, entregou para o secretário-adjunto da Fazenda do Estado, Luis Antônio Bins, um ofício contra o Decreto nº 52.904, assinado em fevereiro deste ano, que revogou a isenção da tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para licenças de software.

O decreto anulou a cobrança de ICMS para programas de computador, personalizados ou não, disponibilizados por qualquer meio, inclusive nas operações efetuadas por meio de transferência eletrônica de dados e reduziu a base de cálculo para softwares, programas, jogos eletrônicos, aplicativos, arquivos eletrônicos e congêneres, em operações realizadas a partir de 01 de junho de 2016.

Segundo Rossato, o Convênio ICMS nº 181 originou diversos questionamentos entre as empresas do setor de software. De acordo com Lei Complementar nº 116/ 2003, que estabelece a cobrança de ISS para o software, a exigência do ICMS pode ser considerada bitributação. "Não há arcabouço legal para cobrança de ICMS sobre software fornecido via download, uma vez que a maioria das empresas adquire software por meio da compra da licença, o que não é mercadoria. Além disto, a 'licença de uso' costuma valer por tempo determinado, ou seja, fica configurado que não se trata de circulação de mercadorias, não podendo, então, ser cobrado ICMS", afirma.

O Convênio 181, publicado no Diário Oficial da União em 29 de dezembro de 2015, autoriza a cobrança do imposto nas operações com softwares, jogos eletrônicos, aplicativos e congêneres, inclusive os disponibilizados por download. O acordo estabelece ainda que a carga tributária decorrente dessa cobrança deve corresponder a, no mínimo, 5% do valor da operação. A norma também autoriza os Estados a deixar de exigir, total ou parcialmente, os débitos fiscais do ICMS, já lançados em autos de infração ou não, inclusive juros e multas, relacionados a operações ocorridas até o início da vigência do convênio.

"O secretário-adjunto mencionou a dificuldade de se estabelecer um consenso quanto ao recolhimento de ICMS entre as operações de licenciamento de software e cessões de direito de uso. Com isso, há grandes chances da questão ser encaminhada ao judiciário pelos empresários. Diante do impasse, o SEPRORGS formalizará uma consulta fiscal à Sefaz/RS para que possa, em tempo, esclarecer os fatos devidamente", salienta Rossato.

Os contratos de compra e venda de programas de computador são, por lei, contratos de licença de uso (prestação de serviço) e por esta razão, definitivamente não envolvem a transferência da titularidade de direitos. Sendo assim, conforme Rossato, não existe a transferência da titularidade e não se pode admitir que tenha ocorrido a circulação do bem comercializado, seja ele físico ou não, como o são os softwares.

"Os contratos de licença de uso de software correspondem, em regra geral, a cessões do direito uso e, por consequência, não envolvem a transferência da titularidade. Nesse sentido, o termo 'circulação' faz referência à transferência da propriedade e, na medida em que tais operações não envolvem transferência, afasta-se qualquer possibilidade de tributação pelo ICMS", diz Rossato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.