Light cria centro compatilhado para ter visão total dos processos

0

O Grupo Light investiu nos conceitos do Business Process Platform (BPP) da SAP para criar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) visando oferecer aos gestores do grupo acesso e gerenciamento unificados dos dados financeiros de todas as empresas da holding.

Trata-se de um empreendimento inovador, especialmente para uma companhia que atua na distribuição (Light Serviços de Eletricidade), comercialização (Light Esco) e geração e transmissão (Light Energia) de energia elétrica em 31 municípios do Rio de Janeiro, prestando atendimento a 3,8 milhões de clientes.

O projeto foi desenhado exclusivamente para atender demandas estratégicas da empresa, informa Marcelo Carreras, CIO da Light. ?Do lado tecnológico, estávamos decidindo a atualização ou migração do nosso ERP. Já do lado de negócios, precisávamos preparar a companhia para ganhar mais eficiência. A integração das áreas contábil e financeira era fundamental para que isso acontecesse e também para deixar o grupo alinhado para possíveis fusões ou aquisições, já que este setor passa por uma forte consolidação?, conta o executivo.

Cliente da SAP desde 1997, a Light usa agora as soluções da companhia na criação de um repositório único para seus processos financeiros, totalmente baseado na plataforma tecnológica SAP NetWeaver e com o apoio do SAP Solution Composer e do SAP Solution Manager. ?E tudo isso alinhado com as melhores práticas de governança corporativa?, detalha Vivian Didio, executiva de contas para o setor de utilities, da SAP Brasil.

Já na fase final e com o "go live" previsto para junho, o Centro de Serviços Compartilhados da Light vai consolidar todas as funções financeiras do grupo, incluindo fluxo de caixa, consolidação societária e aplicações financeiras. ?A vantagem é que conseguiremos otimizar os processos e integrá-los já dentro do nosso ERP, inserindo as outras operações na seqüência, sem atropelar o projeto corporativo?, explica Carreras.

Segundo ele, entre os principais benefícios do projeto estão a definição clara de papéis e responsabilidades, otimização e automatização de contratos, financiamentos, operações de fechamento de câmbio, além do acompanhamento diário do fluxo de caixa e da redução nos custos de expansão e manutenção de redes e de outros ativos e de sua operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.