A Vivo foi considerada líder em resolutividade entre as 30 maiores empresas de todos os segmentos presentes na plataforma Consumidor.gov, serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Nos quesitos satisfação do cliente e resolutividade, a empresa obteve altos índices que apontaram 4,22 e 93,2%, respectivamente, segundo indicadores do primeiro trimestre de 2019.
"A Vivo também conquistou posição de destaque no ranking do setor de telecom. Considerando os últimos 15 meses, a empresa foi líder em Resolutividade durante 12 meses e em Satisfação ocupou o primeiro lugar consecutivo durante todo esse período. Todos os esforços realizados pela Vivo contribuíram para a conquista dessa liderança no Ranking do Consumidor.gov em 2019", afirma Fabio Avellar, vice-presidente de Experiência do Cliente da Vivo.
Além disso, a Vivo teve redução de 18% no número de reclamações nos Procons de todo o Brasil em 2018. A resolução das reclamações também melhorou, passando de 85% em 2017 para 91% em 2018. No mesmo período, reduziu em 18% o volume das reclamações na Anatel.
De dentro para fora
Para essa performance, a empresa possui um programa interno que permeia e estimula todas as áreas a disseminar a cultura do DNA Vivo: confiável, fácil, encantador e eficiente em todas as jornadas de relacionamento de seus canais, produtos e serviços. São ações concretas que aprimoram a qualidade percebida pelos clientes, garantindo a melhor experiência com base em suas expectativas e necessidades.
Os dez primeiros em reclamações respondidas:
1° Vivo – Telefônica (GVT)
2° Tim
3° Serasa Experian
4° NET
5° Claro Celular
6° Mercado Livre
7° Banco Bradesco
8° Americanas.com
9° Avianca – Oceanair
10° Claro TV